A CGTP considerou "alarmantes" os dados sobre desemprego divulgados pelo Eurostat e acrescentou que são particularmente preocupante os dados relativos aos jovens até aos 35 anos.
Corpo do artigo
"Os dados divulgados pelo Eurostat confirmam que Portugal tem uma taxa de desemprego muito elevada e que está numa situação de grande perigo, tendo entrado em alerta vermelho", disse o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, em conferência de imprensa.
Os dados do Eurostat referem uma taxa de desemprego de 10,8% para Portugal em Julho, mais 0,8% que no mesmo mês do ano passado.
O país continua a registar valores superiores à média da União Europeia (9,6%), ocupando o quarto lugar dos países da zona euro com maior taxa de desemprego.
Carvalho da Silva considerou particularmente preocupante o facto de os jovens com menos de 35 anos representarem 45% do total do desemprego.
"Isto confirma o que dizemos sobre a precariedade, que a maioria dos jovens só tem acesso a trabalho precário e muito mal pago", afirmou o sindicalista.
A CGTP considerou que os número sobre no desemprego "demonstram o falhanço das políticas seguidas até agora e tenderão a agravar-se se o Governo do PS com o apoio do PSD insistirem na continuação da implementação do Programa de Estabilidade e Crescimento que submeteram a Bruxelas".