A região autónoma da Madeira está "sob um controlo rigoroso" através do programa de ajustamento assinado em janeiro entre o governo central e as autoridades regionais, considera a Comissão Europeia.
Corpo do artigo
A situação da Madeira é analisada pela Comissão num relatório sobre a terceira revisão do programa de assistência financeira a Portugal, apresentado esta terça-feira.
O programa de ajustamento para a Madeira é "ambicioso" e foi concebido em moldes semelhantes, escreve a Comissão. "Para lá das condicionalidades do programa, há debilidades antigas na gestão das finanças públicas da Madeira que estão a ser tratadas pelo governo central através de controlos rigorosos, apoio técnico e gestão orçamental", declara Bruxelas.
A Comissão nota ainda que o primeiro relatório sobre a aplicação do programa para a Madeira "estará disponível no final de abril, bem a tempo da quarta revisão" do programa da 'troika'.
Na conclusão da sua visita a Portugal, em fevereiro, a 'troika', composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, aprovou uma nova tranche de quase 15 mil milhões de euros do programa de ajuda, considerando que Portugal está "no bom caminho".