Apesar do crescimento da quota de mercados emergentes como Angola ou Brasil, metade das exportações portuguesas em 2011 tiveram como destino Espanha, Alemanha ou França, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
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Em 2011, as exportações cresceram 15,1% relativamente ao ano anterior. Este crescimento não foi contudo uniforme; o maior aumento, em termos percentuais, foi nas exportações para o Brasil, que cresceram 32,9%.
No entanto, as vendas para o Brasil representam apenas 1,4% do total das exportações portuguesas.
Apesar da crise financeira que restringiu o crescimento económico, a Europa continua a ser o grande destino dos produtos portugueses. Os principais países de destino dos produtos de Portugal continuam a ser os tradicionais parceiros da zona euro: Espanha (24,8% do total), Alemanha (13,6%) e França (12%).
Em conjunto, estes três países representaram 50,4% das exportações portuguesas em 2011, uma ligeira redução de 0,4% face ao ano anterior.
Segundo os dados do INE, no caso de Espanha houve um "acréscimo quase generalizado" em todas as categorias de produtos, resultando num crescimento de 7,5%.
Nas vendas para a Alemanha, houve um crescimento de 20,3% no ano passado, "devido maioritariamente à expedição de veículos e outro material de transporte".
Foi esta categoria também a principal responsável pelo crescimento nas exportações para França, mercado onde se registou também um aumento de 17,4%.