A taxa de desemprego média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico manteve-se nos 8,2% em março, nível que se regista desde fevereiro de 2011.
Corpo do artigo
Nos dados apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), esta terça-feira, Portugal tinha a segunda taxa de desemprego mais elevada da organização: 15,3% , inferior apenas à da Espanha (24,1%). Contudo, a OCDE não dispunha de dados para todos os seus 30 estados-membros; é provável que a Grécia tenha atualmente uma taxa acima dos 20%.
Há mais de um ano que a taxa de desemprego média da OCDE se mantém todos os meses nos 8,2%. No entanto, esta estabilidade esconde duas tendências distintas: o desemprego cresce na Europa, diminui nos Estados Unidos. A taxa nos EUA diminuiu 0,7% em um ano; na Europa cresceu 0,8%.
Os números do desemprego da OCDE para os países europeus são idênticos aos da taxa harmonizada do Eurostat, divulgada há algumas semanas.
Entre os países da União Europeia, a média da taxa de desemprego ascenda a 10,2%. Portugal e Espanha foram os países onde a taxa de desemprego mais cresceu entre março de 2011 e março de 2012: 2,9% em Portugal, 3,3% em Espanha.