Comer Bacalhau de Noruega é garantir que desfruta do seu sabor na plenitude. Como tal, descubra como é que pode aproveitar este produto com todo o sabor e excelência.
Corpo do artigo
Falar de Bacalhau da Noruega é falar de Natal e da família toda junta à volta da mesa no dia 24 de dezembro. No entanto, o destaque deste produto da Noruega também se alastra a todo o ano, uma vez que pode ser feito de várias formas e agradar a todos.
Sabia que tudo se aproveita no Bacalhau da Noruega? Aliás, mais do que se aproveitar tudo, é o seu valor não ser caro, uma vez que pode fazer 1001 receitas diferentes e com todas as suas partes. Mas antes de passarmos ao aproveitamento integral deste produto de excelência vamos começar pela demolha.
Seja para congelar ou para cozinhar quando o compra, uma coisa é certa: o Bacalhau da Noruega deve ser previamente demolhado. Isto porque a demolha vai servir para hidratar e remover o sal do bacalhau.
Como tal, a demolha deve ser feita em água fria e feita no frigorífico, se a temperatura ambiente o justificar. Para um melhor resultado, deve ser feita com a pele do bacalhau sempre virada para cima.
De 8 em 8 horas deve mudar a água, sendo que o tempo médio de demolha é de 48 horas. Sabemos que resistir a este Bacalhau da Noruega não é fácil, mas tente aguentar dois dias para desfrutar do melhor sabor. Até porque a demolha também vai servir para que o bacalhau aumente em 30%, ou seja, se comprar um bacalhau com 1kg, depois da demolha vai ficar com um bacalhau com mais 300g.
Agora sim, passemos ao aproveitamento do Bacalhau da Noruega. O bacalhau não é um alimento caro, uma vez que para além de económico é versátil por se aproveitar tudo. E nunca esquecendo que é o único produto que "cresce" depois de demolhado.
Para aproveitar o Bacalhau da Noruega na sua totalidade deve aproveitar as diferentes partes do bacalhau e fazer receitas onde possam ser utilizadas para rentabilizar melhor o produto. Como tal, pode aproveitar o rabo do Bacalhau para fazer pataniscas e o Bacalhau à Brás; aproveitar o lombo para fazer no forno ou à lagareiro; e aproveitar a água de cozer para fazer açorda de bacalhau.
O NSC - Conselho Norueguês dos Produtos do Mar - assegura que o bacalhau com origem na Noruega mantém as normais tradicionais. Como tal, uma coisa é certa: no setor do bacalhau norueguês vai ter a garantia de que está a consumir um produto cuja base é bacalhau e sal.
Não existem desculpas para não degustar deste belo Bacalhau da Noruega na sua plenitude! Seco e curado, o Bacalhau da Noruega é preparado de modo tradicional e tem elevados padrões de qualidade e que lhe garantem que o que está a comer é o genuíno Bacalhau da Noruega.