Pizas, massas e outros pratos típicos da Itália compõem a ementa do 4 Stagioni, cuja decoração não deixa lugar para dúvidas quanto ao que vai chegar à mesa. A carbonara é uma das estrelas da carta, que tende para as especialidades da capital italiana.
Corpo do artigo
Se as caixas de piza empilhadas no balcão ou as ditas que vemos a sair do forno pela montra envidraçada não forem indício suficiente de que estamos perante um restaurante italiano, confirma-nos as suspeitas o menu exposto à entrada, o nome - "Ristorante Pizzeria 4 Stagioni" - e as cores da bandeira italiana, que se estendem do logótipo na fachado e se prolongam pelo interior. As cadeiras são verdes, as toalhas de mesa vermelhas e brancas, e as paredes estão quase na totalidade preenchidas por fotografias e posters que remetem a Itália, e prateleiras cheias de produtos tradicionais: massas, vinhos e outras bebidas, conservas, tomate seco, uma montra do que é utilizado na cozinha, ou servido à mesa.
"Ainda não está pronta, falta completar" a decoração, informa António Kacorri, proprietário e cozinheiro. Nasceu na Albânia, mas cresceu e viveu a maior parte da sua vida em Itália, concretamente em Roma, onde acumulou mais de uma década de trabalho em restauração, antes de vir para Portugal em busca de "uma experiência nova", e cumprir o sonho de abrir o seu próprio restaurante.
Para o 4 Stagioni trouxe tudo o que aprendeu por lá, e criou uma carta feita essencialmente de clássicos, em especial da cidade que o viu crescer, como é o caso do spaghetti alla carbonara, um dos pratos mais populares da casa. Cremoso, com a pimenta no ponto e a pancetta crocante, como se quer.
Outros pratos tradicionais, como o spaghetti alla matriciana ou a saltimbocca alla romana também já ganharam apreciadores, a par das pizas, cuja massa, desvenda António, cruza o estilo romano com o napolitano. Entre as variedades disponíveis, que contemplam a obrigatória margherita e a quatro estações que dá nome ao restaurante, destaca-se a diavola, feita com salame picante, que vem diretamente de Itália, de resto, como toda a charcutaria, queijos, massas e molhos.
Chegando às sobremesas também encontramos propostas familiares, como o tiramisù e a panna cotta. E para o copo as opções variam entre as populares sangrias de Prosecco, vinhos e cervejas de Itália, para quem quiser experimentar algo novo, e os cocktails clássicos, como o Aperol Spritz o Negroni e o Campari Tonic, que António recomenda especialmente como aperitivo, para acompanhar uma bruschetta, por exemplo.
Durante a semana é habitual o restaurante encher ao almoço, com os trabalhadores da vizinhança, e ao fim de semana são as famílias e casais que mais o procuram ao jantar. A boa notícia é que na eventualidade de não se conseguir mesa, as pizas e alguns dos pratos estão disponíveis para takeaway.
4 Stagioni
Rua da Firmeza, 12A, Porto
Tel.: 913 216 465
Das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Encerra ao domingo.
Preço médio: 20-25 euros