
O peixe e o marisco estão em destaque no menu do Bugio, em Oeiras.
Foto: DR
A celebrar uma década, o Grupo Praia - responsável pelos restaurantes e bares Praia na Vila (2016), em Vilamoura, e Praia no Parque (2018), em Lisboa - abriu, este verão, o Bugio, com a recuperação do espaço sobranceiro às piscinas oceânicas de Oeiras. Nesta nova aposta, mais diurna que as congéneres, o menu é mediterrânico e tem a supervisão do chef Lúcio Bastos.
Num espaço com 750 metros quadrados de área e uma entrada discreta em frente ao acesso às piscinas oceânicas de Oeiras, naquele concelho da linha de Cascais, o Grupo Praia abriu o Bugio, a meio do verão. O restaurante, capaz de sentar 120 pessoas entre a sala e a esplanada sobre a marina de embarcações de recreio, nasceu daquilo que o grupo considerou "uma oportunidade única para recuperar um equipamento icónico e devolvê-lo ao coletivo, celebrando a ligação entre o mar e a gastronomia", afirmou o Grupo Praia em comunicado.
A sala ampla, decorada pelo arquiteto Rodrigo Machado Soares em parceria com agência NIU, e com projeto de iluminação assinado por Joana Forjaz Lighting Design, propõe diferentes tipos de mesas (quadradas, redondas e ovais), adequadas às várias dinâmicas dos clientes. O menu diz-se inspirado nas cozinhas do sul de Itália, Grécia, Ibiza e Algarve e ganha, assim, uma toada mediterrânica condizente com a localização, que os responsáveis do Bugio consideram "um dos cenários costeiros mais bonitos do país", e onde existe uma comunidade "vibrante".


Da cozinha, supervisionada pelo chef executivo Lúcio Bastos, que coordena as outras moradas do grupo, saem peixes "acabados de chegar" do mar, carnes na grelha, massas frescas e legumes da época, cozinhados com fogo e um "generoso fio de azeite". O menu foi pensado na partilha e segue a fórmula já conhecida dos restaurantes Praia, com uma seleção de entradas, saladas e vegetais, pratos de peixe, pastas e risotos, carnes e acompanhamentos. O peixe e o marisco estão em claro destaque, com ostras ao natural e vieiras grelhadas, entre outros.
Com o que o mar dá podem ir também para a mesa opções como atum tonato, robalo beurre blanc e camarão-tigre grelhado. A partilha ganha forma em alguns pratos grandes, para duas a quatro pessoas, como as lulas recheadas com stracciatella, o t-bone à fiorentina (nas carnes) e o peixe ao sal, com preço sob consulta. Embalado pelo outono-inverno, o chef introduziu, no lugar da cataplana, a massa à Bugio, peixe e marisco numa massa macarrão cozinhada no ponto, com um molho de tomate "aveludado" a que se pode juntar picante, para duas pessoas.
Folheando o menu do Bugio de forma transversal, também vale a pena dedicar atenção às saladas, massas (linguine, ravioli, penne ou pappardelle com diferentes proteínas) e risotos. O arroz que mais se destaca, porém, é o arroz negro com dois carabineiros. Já nas carnes, para além de diferentes tipos de acompanhamentos e molhos, foram contemplados dois cortes (picanha e vazia) e um clássico bife do lombo à portuguesa. A encerrar, encontram-se doces como mousse de chocolate com flor de sal, petit gâteau de caramelo e baklava com pistacho.


O Bugio aposta igualmente nas bebidas, que incluem, além da seleção de vinhos, champanhes e espumantes, vários cocktails inspirados em receitas clássicas e com ingredientes frescos. Estas "bússulas líquidas", como se lê no menu, convidam a explorar o sul europeu entre Capri, Ibiza, Amalfi e Mykonos, totalizando oito receitas de assinatura entre os 12 e os 16 euros. Também há mocktails (cocktails sem álcool) e uma lista de sangrias de vinho tinto, rosé, espumante e champanhe. Os adeptos de Spritz têm ainda quatro versões diferentes deste aperitivo italiano.
Outra das valências do restaurante é a capacidade de organizar eventos de todo o tipo - como eventos corporativos, celebrações privadas e lançamentos de produtos -, já que dispõe de uma sala versátil com 200 metros quadrados que se abre para uma varanda panorâmica com 280 metros quadrados. O mobiliário adaptável e os quatro bares que se escondem dentro da parede garantem a adequação às necessidades, podendo servir até mil pessoas. Para conforto de todos, esta zona tem entrada própria e acesso ao estacionamento público subterrâneo, com elevador direto.
Bugio
Estrada Marginal, Praia da Torre (Marina de Oeiras)
Tel.: 964 122 734
De terça a quinta, das 12h30 às 23h. Sexta, sábado e vésperas de feriado, das 12h30 às 01h. Domingo, das 12h30 às 17h.
Web: apraia.pt
Preço médio: 40 euros

