Na Peixaria Neves, em Guimarães, há sushi e petiscos do mar para comer ao balcão
A Peixaria Neves, em Guimarães, ganhou uma nova casa, maior e com uma zona de refeições para sentar e saborear no local o peixe e marisco frescos que ali se vendem, preparados na cozinha ou no balcão do sushiman. A carta é dinâmica, como o mar.
Corpo do artigo
A peixaria que Fernando Neves abriu há 30 anos na cidade-berço continua a dar garantia diária de qualidade e frescura aos seus clientes, mas já está longe de ser apenas um local de venda de peixe e marisco. Depois de convencer o pai a criar um balcão de sushi para takeaway, de forma a tirar partido da matéria-prima que ali tinham à mão, Olga Neves acedeu à vontade dos clientes que pediam um sítio para sentar e comer as especialidades que ali preparavam. "Falei com o meu pai e propus termos uma espécie de marisqueira-sushi bar onde as pessoas pudessem comer ao balcão marisco, sushi e peixe", conta. Os irmãos João e Ana também entraram a bordo do projeto, onde já estava o primo, André Marinho, como sushiman, e juntos levaram a bom porto a nova versão da Peixaria Neves, reaberta este verão a poucos metros da morada original, mas com mais espaço e lugares para saborear in loco uma carta reforçada de sushi, marisco e petiscos do mar.
As paredes envidraçadas deixam ver todas as vertentes da loja, unidas sob a mesma identidade visual, que mantém os icónicos azulejos azuis na parede de fundo, conjugados com uma decoração convidativa, que lembra o mar e a pesca. Logo à entrada fica a banca da peixaria, preenchida com o pescado que ali chega diariamente da lota da Póvoa de Varzim e de Viana do Castelo. Ao lado, o balcão do sushiman, e mais ao fundo uma zona de refeições com bancos altos, e um cantinho à medida das crianças, com puzzles, jogos e lápis de cor.
Nesta nova morada, a oferta da Peixaria ganhou outras dimensões, com a introdução do marisco e de alguns pratos quentes. "O conceito deu outro salto, as pessoas podem escolher o peixe da nossa banca diariamente, o nosso chef prepara e nós servimos", explica Olga. O único critério a ter em conta na escolha do pescado é que seja adequado para ir à grelha.
A ementa será alterada a cada três meses, mas há pratos com lugar permanente, como a sapateira recheada, que já era um dos produtos mais procurados da Peixaria Neves muito antes do sushi entrar em cena. A sanduíche de caranguejo de casca mole e o ceviche também são escolhas populares, que se irão manter seguras, mas a ideia é a carta ser dinâmica. "Porque o mar é isso mesmo, nós nunca sabemos o que nos vai trazer, nunca podemos garantir que vamos ter determinado peixe, daí a nossa ementa variar", realça Olga.
Durante a semana, ao almoço há menu executivo, que tem à escolha um prato de peixe, sushi ou uma poke bowl; e ao fim de semana junta-se à ementa um arroz caldoso, que muda consoante o que o mar trouxer.
Cocktails clássicos, como o Pisco Sour, e uma seleção de vinhos escolhidos para emparelhar com os sabores do mar complementam a carta, pensada para momentos de partilha. No capítulo das sobremesas, assinado pela Ana, mantém-se a premissa da dinâmica, havendo sugestões diferentes todos os dias, apesar de também já haver favoritos, como a banoffee e o bolo de chocolate com mousse.
Em querendo saborear estas propostas em casa, o serviço de take away continua disponível, tanto para o sushi como para alguns dos petiscos e doces da carta. No entanto, a família Neves tem notado que os clientes preferem ficar na Peixaria. "Vamos ouvindo o que os nossos clientes dizem e o que nos temos vindo a aperceber é que as pessoas querem estar mais tempo connosco, percebemos que há uma necessidade de mesas, para convívio, para estar mais horas", partilha a anfitriã, revelando que o próximo passo será fazer uma esplanada que permita prolongar as refeições, com conforto, durante todo o ano. Afinal, se há algo a que este negócio de família já nos tem habituado é que há sempre espaço para crescer.
Peixaria Neves
Rua da Ramada, 281, Guimarães
Tel.: 253 417 436
Web: peixarianeves.pt
Das 12h às 14h30 e das 18h às 21h. (Peixaria das 7h às 19h) Encerra ao domingo e à segunda-feira.
Preço médio: 30 euros