
A feijoada de bacalhau é rainha à mesa deste restaurante na Maia.
Foto: DR
Até ao final de setembro, o Festival de Feijoada de Bacalhau anima na cidade da Maia. Numa iniciativa própria, o restaurante Mercearia do Bacalhau honra as tradições marítimas dos pescadores, servindo a especialidade aos almoços e jantares, numa refeição completa.
Corpo do artigo
Unindo o tradicional ao contemporâneo, como aliás se verifica pela hibridez do espaço físico e pela ementa oferecida, o restaurante Mercearia do Bacalhau - que tem tanto de mercearia como de restaurante - dedica o mês de setembro à feijoada de bacalhau. Para além do prato típico, a refeição inclui entradas, bebidas e sobremesas pelo valor de 25 euros por pessoa.
O prato protagonista é preparado com samos, lombo de bacalhau e enchidos tradicionais, adaptando a receita tradicional aos "paladares contemporâneos", como se lê no site oficial do estabelecimento.
A típica feijoada de bacalhau surge acompanhada de entradas de bolinhos e pataniscas, vinho tinto ou branco e, para sobremesa, fruta da época ou mousse de chocolate. As refeições acontecem todos os dias, exceto domingo ao jantar, entre as 12 e as 15 horas e as 19 e 24 horas.


A ementa apresenta ainda outras opções como o arroz do mar, a açorda de bacalhau e gambas, a grãozada de bacalhau, o lombo de bacalhau assado ou frito. Nas refeições de carne, destaque para vazio de vaca criada e costela mendinha.
A feijoada de bacalhau, também designada como feijoada de samos, constituía um prato simples criado por pescadores. Com o intuito de aproveitar os restos, isto é, as partes sobrantes do peixe e negligenciadas pela indústria bacalhoeira, as bexigas natatórias - samos - eram limpas, salgadas e conservadas, sendo posteriormente utilizadas na alimentação dos pescadores que passavam longos meses embarcados.
Mais informação em www.merceariadobacalhau.pt.
