Mais do que uma cópia do espaço original, que ocupa a sala principal dos Maus Hábitos, este Vícios à Mesa Bonfim quer ser uma casa aberta à cidade do Porto, a preço justo, e, para não fugir à vocação do irmão velho, com amplitude cultural.
Corpo do artigo
Em junho, algum tempo depois de ter encerrado o projeto Maus Hábitos em Vila Real, Daniel Pires viu-se em mãos com muito material, como cadeiras, mesas, entre outros objetos. A decisão de expandir no Porto pareceu a melhor, ainda mais quando se depararam com o espaço deixado pela Churrasqueira Nova Era, no Largo Soares dos Reis, Bonfim.
O Vícios à Mesa abriu originalmente no espaço Maus Hábitos em 2014, já com as propostas que ainda hoje o caracterizam, de inspiração italiana, como pizas e massas. Para combinar com a função cultural do espaço, que alberga desde que abriu, em 2001, concertos, exposições, performances, peças de teatro, sessões de djing, entre outros eventos, os pratos têm nomes de artistas, músicos e atores (Amália, Nan Goldin ou Marlon Brando são alguns dos exemplos).
Aqui, mantém-se a carta, mas com alguns acrescentos. "A grande diferença são as propostas na chapa, a que demos nomes de arquitetos, como o prego de atum com polenta frita a que chamamos Nasoni", conta Daniel. Também há prego de frango picante (Siza) ou de cogumelo panado (Souto-Moura). Como proposta vegetariana há também o hambúrguer, feito de bulgur, cogumelos, tomate seco e feijão preto. Ao almoço há menu com sopa, entrada prato, bebida e café, por 11 euros.
Nas bebidas, destaque-se o projeto de vinhos do próprio Daniel Pires, que, com Ricardo Moreira e José Roseira, fundou RPM (rotações por minuto, há cerca de um ano). Os vinhos são feitos na Quinta da Livração que pertence à família de José Roseira desde os anos 1930, situada no Baixo Tâmega, ainda na região dos Vinhos Verdes, já numa zona de transição para o Douro. O portfólio é composto por seis vinhos de mínima intervenção, cinco brancos e um tinto. Cada um leva o nome de um efeito musical de uma máquina de som, como Reverb, Looper, Overdub ou Analog. Tudo, portanto, alinhado pela arte musical.
Nas paredes do espaço sobressaem três esculturas do artista Isaque Pinheiro. Essas, daqui a alguns meses, serão substituídas por obras de outro autor. Estão também em projeção contínua vídeos de João Baeta, na Mupi Digital. Herança do restaurante anterior que decidiram em boa hora manter é um painel de azulejos, com uma cena pastoril.
A programação artística não vai ficar apenas pelas paredes. "Já em agosto, vamos fazer umas experiências com DJ sets durante as tardes de sábado e domingo. Queremos criar um espaço para as pessoas que já não querem sair à noite mas que precisam também deste tipo de eventos para se divertirem. Há todo um clima novo na cidade... mesmo para quem gosta da noite; quando existem oferta durante o dia, as pessoas aderem", remata.
Vícios à Mesa - Bonfim
Largo Soares dos Reis, 24, Porto
Tel.: 916 786 787
Web: www.instagram.com/viciosamesa
De quarta a domingo das 12h às 24h. Encerra segunda e terça.
Preço médio: 20 euros (menu do dia 11 euros)