Todos os quartos do Douro Suites, em Baião, têm vista para o rio, numa espécie de convite a desfrutar de todas as suas valências. Podemos ir pelo sossego e pelas tardes molengas nos jardins soalheiros, ou pela adrenalina e as aventuras náuticas em pranchas e canoas.
Corpo do artigo
Acordar na Casa do Lago e abrir as cortinas que pendem sobre a parede envidraçada é começar o dia de vista regalada, a contemplar um quadro panorâmico do rio. Este duplex, com cozinha equipada e sofá-cama no piso inferior, é a unidade mais requisitada do Douro Suites, um boutique hotel plantado numa enseada tranquila, em Baião, onde a ribeira da Lavandeira se junta ao Douro. Basta dar dois passos no relvado em frente para meter os pés na água. E esse é o convite feito a todos os hóspedes que aqui chegam. “O rio não está aqui só para ser apreciado, está aqui para ser vivido”, decreta Cláudia Amaral, responsável pelo projeto. Haverá, claro, quem prefira estender-se numa das redes e espreguiçadeiras distribuídas pelos jardins, feitos varandas sobre o Douro. O sossego daquele reduto ribeirinho permite passar o dia entre as páginas de um livro, a ouvir os sons da natureza e a sentir o perfume das flores - glicínias, jasmim e laranjeiras em flor envolvem o ambiente num aroma doce -, com intervalos para mergulhos refrescantes na piscina, revestida a azulejos verdes. Cláudia escolheu uma cor semelhante à das folhas das videiras, para a camuflar na paisagem.
Os mais aventureiros também estão no sítio certo, e têm várias propostas para tomar o pulso ao rio. “Temos muitas atividades náuticas, que trazem adrenalina a esta tranquilidade do Douro”, realça a proprietária. À disposição dos hóspedes estão motas de água, canoas, pranchas de paddle e skyboard, e ainda passeios de lancha ou veleiro, com percursos feitos à medida. Seja qual for o programa escolhido para o dia, ao pôr-do-sol o plano é habitualmente consensual e os relvados enchem-se de toalhas, almofadas e cestos de piquenique, compostos por petiscos variados e fruta da época.
A Casa do Lago era o antigo anexo de uma casa centenária, que encantou uma família, já apaixonada pelo rio, e fez nascer o Douro Suites. “Isto era um sonho partilhado com o meu pai. Passávamos por aqui algumas vezes de barco e ele gostava sempre muito desta casa. E dizia que quando se reformasse queria ter um hotel”, conta Claúdia. A filha acabou por materializar o sonho de Joaquim Amaral, numa primeira fase recuperando a moradia à traça original. Por fora, mantém o aspecto que teria à sua fundação, que uma pedra encontrada no terreno atribui ao ano de 1896, mas por dentro, as cinco suítes que alberga conjugam modernidade e conforto, com alguns apontamentos clássicos. “O Douro também tem esta componente mais clássica, mais casa de família, tradição”, identifica a proprietária.
Na mais recente ampliação do hotel, que permitiu estender a área da propriedade a três hectares, nasceram, num patamar superior, mais cinco suítes independentes, revestidas a cortiça e integradas numa mata de sobreiros. À semelhança das restantes unidades, todas têm jacuzzi privado, e vista para o rio. Na mesma intervenção, foi construída uma sala panorâmica de pequenos-almoços e uma piscina interior, que veio complementar a oferta do alojamento para os dias de inverno.
Esta versatilidade e o atendimento personalizado fazem do Douro Suites um refúgio para todo o ano e todos os momentos da vida. Umas férias em família, com aventuras no rio, um fim de semana romântico com um piquenique a bordo de um veleiro, um casamento num jardim soalheiro, ou um retiro na natureza, para desacelerar e recarregar energias. “A vista é bonita, o sítio é sossegado. É especial”, remata a anfitriã.
Douro Suítes
Rua da Portela do Rio, 543, Ribadouro, baião
Tel.: 961 671 010
Web: dourosuites.com
Suítes a partir de 190 euros, com pequeno-almoço