Pertence ao grupo José Avillez e é uma das mais belas balaustradas que encontramos entre Cascais e a Praia do Guincho.
Corpo do artigo
Debruçado sobre o Atlântico, em pleno Guincho, encontramos o Maré, restaurante de excelência marítima. Pertence ao grupo José Avillez e é uma das mais belas balaustradas que encontramos entre Cascais e a Praia do Guincho.
Governa a cozinha o prodigioso chef Filipe Pina, com propostas a um tempo consensuais e inovadoras. Há pequenas delícias à nossa espera, para começarmos da melhor forma. Sou fã do húmus de tremoço e laranja, frescura e acidez acrescidas, que sabe tão bem aplicar em deliciosas fatias de trigo barbela de produção própria. Apetece sempre finas fatias de paleta de porco ibérico, ou queijo merendeira de Nisa.
Há cruezas que configuram tentação e com um bom copo de vinho branco ao lado, merecem a nossa atenção. Gosto muito do cone de atum com soja picante, é delicioso. A corvina marinada com cebola roxa e abacate, evocativa do ceviche, também merece conferência. E o tártaro de atum com soja picante é genial.
Para quem vai em empreitada marisqueira e gosta do proverbial debulhe, tem muito por onde escolher. Gambas da costa, bruxinhas de Cascais e percebes são escolhas acertadíssimas. Pode optar por um Royal de mariscos, composto por gambas cozidas, percebes, gambas da costa, meia lagosta e ameijoas à Bulhão Pato. Aconselho a experiência da sopa de peixe, feita com ameijoas, coentros e rouille, é muito boa e clama por bom vinho branco.
Há peixes e mariscos excelentes para emprestar à grelha. As lulas com molho do Maré são maravilhosas e viciantes, difícil é parar. É fresquíssimo e de gabarito o lombo de robalo fatiado com azeite, cebolinho e limão, e o carabineiro escalado é de antologia. Os pratos de peixe apresentam à cabeça o bacalhau à Brás com azeitonas explosivas. Cremoso e ao mesmo tempo texturado é um dos pratos de assinatura da casa que me dá particular prazer. A açorda de gambas é também excelente e vale a pena incluir na refeição.
Nos pratos de carne, encontramos um esplêndido bife do lombo com molho à café e batatas fritas, perfeito para encaminhar a refeição para o seu termo em jeito de delícia. Pode sentir-se mais tentado pelos bifinhos de porco ibérico na preparação conhecida como à alentejana. Vêm com ameijoas, alho, coentros, arroz excuro e batatas fritas. Todo um tratado.
Como doce terminação, o bolo de chocolate do Maré é a opção certa para quem tem paixão por chocolate. E há um toucinho do céu que configura a total redefinição deste doce, já que vem com pinhões e sorvete de framboesa. Se dispuser de tempo, prolongue o prazer com um digestivo, será bem aconselhado e bem servido.
Maré
Avenida Nossa Senhora do Cabo 9000, Cascais
Tel. 916 001 527
12h30-22h30. Não fecha
Preço médio: 55 euros