
Cabra Preta, em Castelo Branco
Foto: Pedro Correia
Fruto de uma pesquisa aturada dos temas gastronómicos da região por parte da chef Avantika Sharma, o Cabra Preta é um destino incontornável para quem passa por Castelo Branco.
O Cabra Preta é toda uma grande experiência. O acesso faz-se por um pequeno pátio, que no verão se utiliza para uma refeição ao relento. O interior é contudo sempre um lugar de grande fruição. Alice Almeida governa todo o espaço e juntamente com a chef Avantika Sharma mantém um cardápio criativo. Nele encontramos muitas delícias beirãs, apresentadas na forma mais desafiante e divertida. Alice investiga incessantemente os temas gastronómicos da região. A criação culinária acontece naturalmente, resultado do trabalho conjunto de ambas.
As entradas são inspiradoras. Há queijo com mel e amêndoas tostadas, de contraste saboroso. Os ovos com farinheira da aldeia são excelentes, integração perfeita de texturas e sabores. É genial o coração de couve flambeado com molho branco de anchovas. E há uma alheira de presunto da Beira com puré de maçã que resulta muito bem.

Fotos: Pedro Correia
Os pratos de peixe são particularmente convidativos. Há um bacalhau à chef, que é cachaço de bacalhau em bechamel tostado no forno. É brilhante o bacalhau de casa da avó, uma posta confitada no forno a baixa temperatura, com pão casqueiro e ervas do monte. Faz-se um maravilhoso e tenro polvo no forno gratinado com queijo Serra da Estrela. E há filetes de robalo campestres, com limão e alecrim, acompanhados de gratinado de batata, espinafres e amêndoas tostadas.

Nos pratos de carne, a escolha é variada. Há um fantástico arroz de pato à antiga, receita herdada da avó de Alice. A vitela beirã é um tratado: é estufada lentamente em tacho de barro, e vem acompanhada de legumes, arroz basmati e batata frita crocante. Faz-se um prodigioso e original ensopado de veado, cozinhado ao longo de muitas horas. É emblemático da casa e é servido com batatinhas de forno e pão torrado. E temos ao nosso dispor o maranho da Sertã. Trata-se de um enchido fresco com carnes de cabra, cabrito, presunto e arroz aromatizado com hortelã. É típico da região e é feito aqui. Sou fã do pernil tostado no forno, que Alice explica que é como um presuntinho assado a baixa temperatura. Irresistível. As bochechas de porco estufadas em vinho tinto são deliciosas, quase de comer à colher.

Como sobremesa, dispõe de manjar do pastor, especialidade tradicional da região, rica em sabor e texturas. Faz-se um excelente bolo de bolacha e a mousse de chocolate é muito especial. Volta-se sempre ao Cabra Preta para reviver muito bons momentos.

Cabra Preta
Rua de Santa Maria, 13, Castelo Branco
Tel.: 272 030 303
Web: facebook.com/cabrapreta.cb
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, de terça a sábado; até às 15h ao domingo
Preço médio: 27 euros
"Prato do dia" é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
