A Casa do Alentejo, na Baixa lisboeta, alberga um dos mais notáveis segredos culinários da capital. As experiências que tenho feito têm confirmado vastamente o muito elevado nível da cozinha praticada.
Corpo do artigo
A Casa do Alentejo, na Baixa lisboeta, alberga um dos mais notáveis segredos culinários da capital. As experiências que tenho feito têm confirmado vastamente o muito elevado nível da cozinha praticada. A sala de refeições funciona no primeiro andar, com espaço entre mesas e capacidade de albergar algumas dezenas de comensais.
O cardápio é variado e de excelente matriz alentejana. Isso sente-se logo nas entradas disponíveis. Caso por exemplo do fantástico pica pau de porco alentejano, um petisco de que todos gostam e aqui é executado a preceito. Prioridade total ao sabor. Há presunto de porco alentejano servido num pratinho, cortado fininho, que é delicioso. Os croquetes de borrego são excelentes e bem apaladados, come-se logo dois ou três, com um toque de mostarda. A casa prepara uma entrada ótima, composta por queijo gratinado no forno com chutney de tomate, que é já em si mesma uma manobra de pura sedução. É de certa forma vanguardista, e sabe muito bem. A açorda alentejana com ovo escalfado é uma sopa de grande nível, e é também um clássico da mesa alentejana. Sempre com bom pão de cabeça, como manda a regra.
Nos pratos de peixe destaco sem hesitar o bacalhau frito com migas de grão. Ilustração perfeita da forma rústica de cozinhar por que se pauta o Alentejo. Faz-se um excelente arroz de tamboril com gambas, temperos bem apurados e uma certa ousadia na forma de os oferecer. Gosto muito do espadarte grelhado com molho de manteiga e alcaparras. Peixe fresquíssimo e um toque de exotismo cheio de charme.
Nos pratos de carne, coloco a maravilhosa carne de porco à alentejana no topo das prioridades. É feita com os vezeiros pedaços de carne frita com pimentão, ameijoas fabulosas de batatas fritas. A força da diferença está na mão de quem cozinha. Confesso a minha admiração pela distinção com que este prato é executado aqui, na Casa do Alentejo. São excecionais também as migas com entrecosto frito, dir-se-ia que estamos em casa de família tradicional, pela suculência das migas enroladas. Faz-se um arroz de borrego com cogumelos que pede um bom tinto alentejano, dentre os muitos de que a casa dispõe para nosso prazer. E numa vertente mais prática e juvenil, a cozinha prepara lagartos de porco alentejano com migas de espargos. Maravilha.
Como sobremesa, aconselho a sericaia com ameixa de Elvas, é muito boa e tem uma textura excelente. Ou entregue-se ao maravilhoso doce Fidalgo. Importante é que faça desta Casa do Alentejo a sua própria casa.
Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão, 58 1150-268 Lisboa
Tel. 213 405 140
12h-15h, 19h-23h
Fecha: Não fechaWeb: casadoalentejo.ptb
Preço médio: 27 euros