
O restaurante Galo com Lagosta.
Foto: DR
É caso sério, este Galo com Lagosta. Após a primeira experiência, vai querer voltar muitas vezes.
Corpo do artigo
Fica no concelho da Lourinhã, localidade de Atalaia, o restaurante Galo com Lagosta. Vimos para as praias aqui perto durante o Verão, mas quando se instala o frio e a chuva, debandamos. Pois é pena que assim seja, pois muitos destinos estivais podem ser belíssimos locais para uma refeição na época baixa. É o caso desta pequena e acolhedora mesa.
Temos uma profusão de entradas ao nosso dispor, o que só por si atesta a vocação petisqueira do lugar. Há uma excelente alheira com grelos, por exemplo, que utilizamos para aquecer a alma e o corpo. São brilhantes as asinhas de frango fritas, muita crocância e sabor pleno. São excelentes as ameijoas à Bulhão Pato, feitas como manda a regra e bem apresentadas. Há uma entrada que não se vê muito, berbigão salteado. É delicioso e apetece sempre. Faz-se um excelente caril de mexilhão, que dá logo o toque exótico à empreitada. São brilhantes os ovos rotos com presunto, muito bem feitos e cheios de sabor. E gosto muito do queijo Brie no forno com doce de noz. Configura pedaço de céu.
Nos pratos de peixe, pontifica o fantástico arroz de lingueirão com robalo. Tudo certo e frescura notável. Impõe-se um bom vinho branco, o que aqui no Galo com Lagosta não é problema; a garrafeira está bem apetrechada. É muito boa a açorda de camarão, feita com pão rústico. Há ótimo bacalhau com natas, o prato de forno a que nenhum português se nega. O polvo à lagareiro é excelente, cozedura impecável e feito com excelente azeite. Há um salmão glaceado, perfeito para servir de contraponto aos excessos que sem querer cometemos.
Os pratos de carne são de assinatura caseira, e por isso mesmo constituem escolhas seguras. Caso do arroz de pato, especialidade assumida da casa. Claro que há galo com lagosta, o prato que é feito para duas pessoas e dá nome à casa. Bela descoberta, mesmo quando já conhecemos. Temos cabrito assado no forno ao nosso dispor, feito com o maior carinho. Gosto muito das bochechas de porco estufadas. E há um excelente bife da vazia com molho de três pimentas.
As tentações doces são ótima forma de terminar a refeição. Há um original doce de vinagre que apetece repetir vezes sem conta. As farófias são perfeitas. Faz-se uma encharcada com carpaccio de abacaxi, ligação feliz que nos põe a nós felizes também. A mousse de chocolate é muito especial, com o inefável toque de especialidade que só aqui se encontra. É caso sério, este Galo com Lagosta. Após a primeira experiência, vai querer voltar muitas vezes.
Galo com Lagosta
Rua do Sargaçalinho 21-A, Lourinhã
Tel. 963 968 579
Das 12h às 15h e das 19h às 23h. Encerra terça.
Preço médio: 23 euros
