Restaurante Intenso, em Lisboa, lança cozido de domingo com produtos da Beira Baixa

O cozido rico à portuguesa anima o Intenso ao domingo.
Foto: DR
O restaurante de cozinha portuguesa Intenso, entre Santos e Cais do Sodré, tem agora disponível o novo cozido rico à portuguesa, em que muitos dos produtos utilizados pelo chef Mateus Freire são oriundos da sua região, a Beira Baixa. Serve-se todos os domingos.
Com a chegada do frio, muitos restaurantes de Lisboa lançaram ou retomaram o tradicional cozido à portuguesa, e na zona de Santos, mais tranquila no horário diurno dos fins de semana, o Intenso foi um deles. Sob a batuta do chef Mateus Freire, o espaço estreou, no início de novembro, o seu cozido rico à portuguesa, destinado aos verdadeiros apreciadores, mas capaz de convencer também os que, por norma, não alinham neste tipo de receitas.
A experiência está disponível todos os domingos, no período de almoço, e tem o valor de 22 euros por pessoa, sem bebidas incluídas. Antes de o cozido propriamente dito ser enviado pela cozinha, chegam gentilmente à mesa rodelas de morcela grelhada, fatias de presunto e o caldo do cozido, acompanhados de fatias de barriga de porco curada. Os enchidos são um assunto caro ao chef, pois chegam da charcutaria Valverde, no Fundão, Beira Baixa, onde nasceu.


O cozido chega então numa travessa com tudo a que tem direito: bucho, chouriço moura, chouriço de sangue, farinheira, farinheira de carne, morcela e presunto. A eles juntam-se as carnes, em que se inclui barriga, chispe, pernil, orelha e aba de novilho, acompanhadas por couves portuguesa, lombarda e coração, nabo, batata e cherovia (este, um produto-estrela região da Covilhã). Segundo o chef, o segredo está "no caldo e no processo de cozedura".
Para acompanhar, ainda que não estejam incluídos no valor, o Intenso sugere os vinhos branco Folhas Caídas e tinto Reserva do Patrão, da Quinta dos Termos, ambos produzidos na região da Beira Baixa. Os sábados, por seu turno, são dedicados ao cabrito assado na grelha a carvão. Durante a semana, o restaurante mantém a oferta de pratos do dia, mais quentes, agora que as temperaturas de inverno e a chuva parecem ter vindo para ficar.
Intenso
Rua da Boavista, 69 A, Lisboa
Tel.: 938 381 922
Web: intensolisboa.com
De quinta a domingo, das 09 às 24 horas. À sexta, até às 01 horas.
Preço médio: 40 euros

