Saccharum Wellness Design Resort, na Calheta, recebe retiro de reconexão com o presente

O ioga e a meditação estão no centro deste retiro.
Foto: DR
Um programa de equilíbrio entre movimento, descanso e integração espera o total de 20 participantes no retiro "A arte da presença, uma jornada interior", em jeito de balanço do ano. Acontece entre 26 e 30 de novembro, no Saccharum Wellness Design Resort, na Calheta, Madeira
Corpo do artigo
Encaixado no maciço rochoso do Arco da Calheta, entre a vegetação subtropical da Madeira e a brisa do oceano Atlântico, a meia hora de carro do Funchal, o hotel de cinco estrelas Saccharum Resort, da coleção Savoy Signature, não podia oferecer melhor cenário quando o assunto é um retiro de bem-estar. Depois da edição do ano passado ter mobilizado, durante cinco dias, muitos participantes em torno do ioga e medição, este ano o hotel leva a efeito o retiro "A arte da presença, uma jornada interior" em versões mais flexíveis, com três e cinco dias imersivos.
"Percebemos que havia pessoas do mercado regional que queriam usufruir da experiência, mas que, por alguma razão, não podiam dispensar tantos dias. Daí lançarmos este formato mais abrangente", justifica à Evasões o diretor-geral do hotel, Bruno Teles. O programa de cinco dias estende-se de 26 a 30 de novembro, enquanto o de três dias ocupa o período entre 28 e 30. Ou seja, os participantes, 20 no total, podem entrar a meio-termo e frequentar uma versão condensada do programa, sem abdicar do descanso e reconexão que procura proporcionar.


Por detrás do retiro "A arte da presença, uma jornada interior" estão Filipa Veiga, professora e autora com quase 25 anos dedicados às filosofias do ioga, veda e aiurveda, e que viveu entre a Índia e Bali (Indonésia); e Mercedes Pasos, instrutora residente no Saccharum, mestre em ioga e meditação e cuja prática se centra no equilíbrio integral e no bem-estar. Convidado foi também o professor e multi-instrumentista espanhol Tomás Carro, com mais de 15 anos de tarimba em curas sonoras e experiências imersivas.
Cada um dos cinco dias está subordinado a um tema: "Chegar e libertar", "Cultivar a presença", "O poder da atenção plena", "Incorporar leveza e alegria" e "Regresso a casa, levar a quietude". Tirando partido da localização do hotel entre a montanha e o mar, da parte da manhã o programa prevê "práticas enraizantes e revitalizantes, seguidas de tardes dedicadas a rituais meditativos, sessões criativas e momentos de quietude". À noite, os participantes são convidados a entregar-se a um descanso profundo, lê-se nos programas.


Bruno Teles lembra ainda que "é sempre importante que os participantes tenham tempo livre para reflexão individual", durante o qual podem usufruir de valências como o spa com piscina, a praia, ou então escrever para si mesmos. A par das atividades e da estadia nos luxuosos quartos do Saccharum, o valor dos retiros (que começam nos 780 euros/pessoa em ocupação individual para três dias) inclui uma cerimónia do chá e um kit de boas-vindas, participação em oficinas e todas as refeições, "nutritivas, à base de plantas", confecionadas pelo chef Raul Ferreira.
Paralelamente às atividades incluídas neste retiro, os participantes podem ocupar as horas livres com tratamentos holísticos no spa baseados na ancestral medicina aiurvédica, através de um custo adicional; fazer uma ioga terapia, que consiste num programa de posturas, movimentos e técnicas de respiração adequados ao estilo de vida; e sessões de coaching no modelo de "um para um", mediante reserva. Nenhuma destas ofertas é nova, já que o Saccharum Wellness Design Resort disponibiliza, de forma regular, aulas de meditação, tai chi, curas sonoras e ioga, com professores locais.
Saccharum Wellness Design Resort
Rua Serra de Água, 1, Arco da Calheta
Tel.: 291 820 800
Web. savoysignature.com
Entre 26 e 30 de novembro. Retiro de três dias, 780 euros/pessoa em quarto single; 1260 euros/casal em quarto duplo.; retiro de cinco dias, 1465 euros/pessoa em quarto single; 2330 euros/casal em quarto duplo

