Vino, em Albufeira, renova conceito e lança provas de vinho e conservas com toque de chef
Sobranceiro à praia da Falésia e com vista para o mar e para a serra de Monchique, o terraço do Vino, aberto a não hóspedes no hotel W Algarve, tem provas orientadas por sommelier, mas não se fica por aí. Também há conservas, espetadas e doces - sempre com um copo por perto.
Corpo do artigo
Os raios dourados cobrem o interior do Vino à medida que o sol desce no céu, mas a proteção dos vidros contra os raios ultravioletas mantém a salvo o conteúdo das mais de 250 garrafas deste espaço gastronómico do hotel W Algarve. É, pois, com vista para o pôr-do-sol, dentro da sala climatizada (àquela hora o terraço está demasiado quente) que o novo sommelier Eduard Stanescu guia as provas de vinhos, entre as 18 e as 19 horas. Às sextas-feiras são dedicadas aos rótulos portugueses, ao sábado a vinhos italianos, e ao domingo a champanhe e prosecco. Não há um compasso rígido, e Eduard tanto pode guiar uma prova para apenas duas pessoas, como para 15, no máximo. Estão incluídos quatro vinhos por pessoa.
Na abordagem ao que se faz cá, a ideia é "mostrar a qualidade da produção, os diferentes microclimas do país e a forma como eles modificam o comportamento das castas", lembrando que "Portugal é o país com a maior diversidade de castas no Mundo". Já as provas orientadas para o país da bota realçam os vinhos de altitude, enquanto nas bolhas é a versatilidade do prosecco que se dá a conhecer.
Aberto há dois anos como extensão do restaurante italiano Paper Moon, também localizado no último piso do hotel, o Vino autonomizou-se e reabriu na primavera com um conceito ancorado no vinho e nos seus companheiros clássicos - conservas, queijos e charcutaria. "A copo, tenho 46 referências", revela o jovem sommelier, "desde os de gama de entrada a coisas mais caras". Na garrafeira em madeira, com linhas curvas e retroiluminada, alinham-se garrafas de Portugal e de Itália (maioria da coleção), França, Espanha, Argentina, Chile, Nova Zelândia e Austrália.
Apesar de jovem, 28 anos, Eduard Stanescu mostra-se seguro perante o manancial de opções. Chegou ao W Algarve como chefe de turno no Gusto (uma estrela Michelin), onde absorveu os ensinamentos todos, e agora, com o nível um do WSET e formação na Wine & Spirit Education Trust, é o comunicativo anfitrião do Vino. Uma vez que não existe um menu já predefinido com vinho incluído no preço, recomenda três momentos por pessoa, com uma tábua de charcutaria a dividir, duas conservas, uma espetada e sobremesas. Há também combinados que facilitam.
Ostras da Ria Formosa podem ser harmonizadas com Colinas Brut Nature ou então Ayala Brut Majeur; uma tábua de queijos portugueses, franceses e italianos com pães de massa mãe liga bem com Conde D"Ervideira Reserva 2022 ou Terlan Kreuth 2020; e as anchovas da Cantábria podem ser acompanhadas com Quinta do Barranco Longo Sauvignon Blanc 2023 ou o Milagres by Quinta da Pedra 2019, por exemplo. Tanto os combinados como as espetadas, conservas e sobremesas têm sugestões vínicas, mais acessíveis ou de gama mais alta, pagas à parte.
Na gama de 25 tipos diferentes de conservas de origem nacional, cujas latas se dispõem logo à entrada do Vino, como numa mercearia, há atum, vieiras, navalheira, polvo, bacalhau, sardinha, salmão, lula, mexilhão, espadarte e berbigão. Com a lata aberta na mesa, as conservas podem ser apreciadas ao natural, ou, nalguns casos, com um toque do chef, como a de mexilhão com natas ácidas, cornichons (pequenos pepinos) e endro, por exemplo. Espetadas de sabores ecléticos - como vieira e lagostim; e polvo e bochecha de porco - e sobremesas encerram com chave de ouro a refeição.
Vino
Estrada da Galé Sesmarias, Albufeira
Tel.: 289 372 307
Web: www.marriott.com
Segunda, quinta, sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h30.
Exclusivo para maiores de 16 anos.
Prova de vinhos, 30 euros/pessoa.
Preço médio à carta, com vinhos a copo: 75 euros/pessoa