Aluno de Felgueiras que agrediu professor com ferro acusado de tentativa de homicídio
O aluno de 16 anos que em junho deste ano agrediu com um ferro um professor, na Escola Básica de Lagares, em Felgueiras, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado na forma tentada.
Corpo do artigo
Segundo o MP, o jovem muniu-se “de um ferro de 66 centímetros de comprimento” e “desferiu com o mesmo uma pancada na cabeça do professor, fazendo-o cair ao chão”. “Encontrando-se o docente caído no chão, o arguido, continuando na posse do referido ferro, desferiu-lhe várias pancadas tentando atingi-lo na cabeça enquanto dizia "eu mato-te”, só não o tendo conseguido atingir na cabeça em virtude do professor ter tentado defender-se, agitando os braços e as pernas”, pode ler-se no site da Procuradoria.
Esta agressão ocorreu depois de o docente se ter dirigido ao gabinete da direção da escola, após comportamentos impróprios do aluno para com um colega autista, a quem baixou as calças no interior da sala de aula. Apesar da advertência do professor de que iria dar conta do seu comportamento à direção da escola, “o arguido começou a entrar e a sair diversas vezes da sala de aula, persistindo com este comportamento mesmo após ter sido advertido pelo docente para não o fazer”, pode ler-se no comunicado.
Quando o professor regressou à sala de aula, foi agredido pelo aluno, só tendo este parado com as agressões após a intervenção de uma funcionária que, “alertada pelo barulho do arguido, logrou agarrá-lo retirando-lhe o ferro das mãos, impedindo assim que continuasse com aquela conduta delituosa”.
Após o sucedido, o aluno fugiu da escola, mas acabou por ser detido pelas autoridades pouco depois. Presente a juiz de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial, ficou sujeito a prisão domiciliária, controlado por pulseira eletrónica e proibido de contactar com a vítima e as testemunhas da agressão.