
PSP desmantelou gangue e deteve cinco jovens, em Cascais e no Estoril
Carlos Carneiro / Global Imagens
A PSP desmantelou um grupo de cinco jovens, com idades entre os 15 e os 23 anos, responsável por diversos roubos violentos cometidos em zonas pouco movimentadas de Cascais e Estoril, tendo como alvos jovens e menores de idade. Uma das vítimas foi queimada com um cigarro na cara quando resistiu ao assalto.
Segundo a investigação, que abrange vários inquéritos dirigidos pelo Ministério Público e pelo Juízo de Família e Menores, os suspeitos abordavam as vítimas com pretextos banais, encurralavam-nas e recorriam a intimidação, ameaça e agressões físicas para lhes subtrair bens pessoais.
Entre os objetos roubados encontram-se telemóveis, relógios, roupa, calçado, carteiras com documentos e cartões bancários.
Num dos casos, uma vítima foi queimada no rosto com a ponta de um cigarro ao tentar resistir ao assalto. Após os roubos, os arguidos obrigavam as vítimas a fornecer códigos de desbloqueio bem como as senhas de acesso ao "icloud", tendo ainda efetuado diversas compras, acedendo à aplicação "Revolut" e "Aliexpress", até esgotar os saldos disponíveis.
Assaltos em todo o distrito
No âmbito da operação, foram realizadas buscas domiciliárias em Cascais, que permitiram apreender telemóveis roubados, artigos subtraídos às vítimas e objetos utilizados na prática dos crimes. A atuação do grupo estendia-se para além do concelho, estando referenciado noutros ilícitos semelhantes no distrito de Lisboa.
O menor detido ficou sujeito a medida cautelar de internamento em centro educativo, enquanto os restantes arguidos foram presentes a tribunal, tendo sido decretada prisão preventiva para três deles e apresentações periódicas para outro. A investigação prossegue para apuramento integral dos factos e eventual ligação a outros crimes.

