A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira vai continuar a formar agentes em Portugal depois de um primeiro curso bem-sucedido. A formação de base dos novos oficiais da Frontex vai, assim, continuar a ser ministrada nas instalações da Escola da Autoridade Marítima, localizada no interior da Escola de Tecnologias Navais, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. A informação foi confirmada por fonte oficial da Agência Europeia ao JN.
Corpo do artigo
"Confirmamos que a decisão de atribuição foi assinada e que o centro de formação da Marinha, em Almada, é agora oficialmente designado como o centro de formação escolhido para o corpo permanente", disse a mesma fonte.
O curso, que começará a 20 de fevereiro e terminará em novembro de 2023, será ministrado por uma equipa de formadores da Frontex e vai contar com a participação de cerca de 50 alunos de diversas nacionalidades do Espaço Schengen, como Portugal, Grécia, Espanha, Roménia, Itália e Polónia, entre outros.
A decisão surge depois de no ano passado, tal como o JN noticiou, Portugal ter sido escolhido pela Agência para formar 170 novos agentes. Este primeiro curso terminou em dezembro passado.
A escolha de Portugal tinha acontecido na sequência de um concurso, ao qual Portugal concorreu com uma candidatura da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha, que acabou aprovada.

