A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, cantou hoje na baixa conimbricense a canção "Coimbra", de capa negra de estudante aos ombros, acompanhando, em tom de voz baixo, uma tuna académica durante cerca de dois minutos.
Corpo do artigo
"Coimbra do Choupal / Ainda és capital / Do amor em Portugal / Ainda", cantarolou Manuela Ferreira Leite, em frente ao Arco de Almedina, rodeada pelos jovens da tuna e por um batalhão de repórteres de imagem.
Quando a comitiva do PSD se afastou, um dos elementos da tuna, José Cruz, estudante de Biologia, disse à agência Lusa que o encontro foi ocasional.
"Somos de várias faculdades aqui da Universidade de Coimbra e estávamos por acaso a tocar para os estrangeiros, que é uma coisa que nós costumamos fazer aos sábados. Entretanto, passou a doutora Manuela Ferreira Leite", relatou. "Nós tocamos para todo o público que cá estiver", acentuou.
Com o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel e o cabeça-de-lista do PSD por Coimbra, Paulo Mota Pinto, ao seu lado, Manuela Ferreira Leite percorreu a Rua Visconde da Luz, da Praça 8 de Maio até ao Largo da Portagem.
A presidente do PSD recebeu sucessivos cumprimentos e mensagens de apoio e, em quatro pontos do trajecto, a acção de campanha foi colorida por papelinhos cor-de-laranja lançados de janelas ou varandas.
Ao passar por uma dessas janelas de onde foram lançados papelinhos, Ferreira Leite esticou o braço e fez um "V" de vitória. Noutra janela, mais à frente, havia fotógrafos à espera que a comitiva passasse para captarem a cena.
Na calçada ficou um tapete laranja, que seria pisado uma hora e meia depois pela comitiva socialista. O secretário-geral do PS, como Manuela Ferreira Leite, vai passar o dia de hoje, sábado, no distrito de Coimbra.
Questionada se considera que o PS está a fazer uma marcação à campanha do PSD, Ferreira Leite respondeu: "Os senhores é que estão a tirar essa conclusão, mas eu admito que sim".