Corpo do artigo
África do Sul
Os “Bafana Bafana” são a selecção anfitriã do Mundial2010, na África do Sul. Sob as ordens de Carlos Alberto Parreira, a equipa sul-africana “tem uma montanha para escalar” na competição, considera o seleccionador, que já foi campeão do Mundo com a equipa brasileira em 1994. O ex-portista Benni McCarthy é o recordista nacional na marcação de golos, com 32 remates certeiros em 78 jogos. Steven Piennar, médio do Everton, é apontado como a actual estrela-maior do conjunto.
México
Treinada pelo ex-jogador do Atlético de Madrid Javier Aguirre, a selecção mexicana ficou no segundo lugar do grupo de apuramento para o mundial, atrás dos Estados Unidos da América. Os mexicanos já participaram 14 vezes nas fases finais da competição, tendo conseguido ficar entre as oito melhores equipas em 1970 e 1986, anos em que foram os anfitriões da prova. Umas das maiores estrelas do conjunto é Cuauhtémoc Blanco, que se retirou da selecção em 2008, mas que regressou em 2009 para ajudar a equipa a apurar-se para o Mundial2010.
Uruguai
Vencedora de dois Campeonatos do Mundo em 1930 e 1950, a selecção uruguaia, orientada por Oscar Tabarez, precisa de recuperar a glória do passado na África do Sul. Nas últimas cinco fases finais do mundial de futebol, os uruguaios só estiveram presentes por duas vezes. A liderar os ”Charrúas” encontramos o veterano Diego Lugano, defesa-central do Fenerbahçe, da Turquia. Outros jogadores que se destacam no conjunto azul celeste são a dupla de atacantes Diego Forlan e Luis Suarez.
França
Vencedora do Campeonato do Mundo em 1998, a selecção francesa perdeu o último mundial nas grandes penalidades para a Itália. Orientados por Raymond Domenech, os franceses contam com Thierry Henry, Gallas, Diarra, Ribery, Anelka e Benzema para vingar a derrota contra os actuais campeões do Mundo. A ensombrar os últimos dias dos “Bleu” antes do início da competição, está um escândalo de prostituição que alegadamente envolve algumas das vedetas da selecção francesa.