O Movimento Sim pela Criatividade em Portugal arrancou em 2011 e reflete a aposta da Samsung no mercado das Indústrias Criativas em Portugal. É "Sim" porque passar de uma ideia à prática envolve muitos "nãos". "Normalmente aquilo que ouvimos são "nãos" e o "sim" aparece aqui como o positivismo necessário para continuar", explica Pedro Gândara.
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No âmbito deste movimento, foram criadas parcerias com fundações e empresas - como a Fundação Serralves, no Porto, ou a Egeac, responsável pela animação cultural em Lisboa -, mas também com artistas como o músico Noiserv ou "street artist" Paulo Arraiano. Uma das ações deste movimento é o Prémio Sim, que atribui 25 mil euros a um projeto inovador que se insira no âmbito das Indústrias Criativas.
A 2.ª edição do prémio já arrancou e a organização espera receber, até 31 de agosto, mais de uma centena de projetos nas áreas da arquitetura, artes performativas, artes visuais, design, marketing , publicidade, cinema, televisão, rádio, moda, música, novas tecnologias e aplicações digitais.
Ao grupo de 10 finalistas apenas chegarão os projetos que, além de empreendedores, criativos e inovadores, tenham o aval da Associação Nacional de Jovens Empresários, que garantirá a viabilidade económica dos mesmos. Este ano, além do prémio de 25 mil euros atribuído ao vencedor, serão estudados apoios ao financiamento para os outros finalistas.
Depois da primeira experiência, o objetivo este ano é melhorar o acompanhamento pós-prémio, com um processo de "coaching" semelhante ao do So Pitch. "Munimo-nos de um conjunto de pessoas que são especialistas nas suas áreas, para poderem transmitir a sua experiência aos nossos candidatos."
Com este Prémio a empresa quer dar um "pequeno" contributo à economia, "num setor que já foi identificado, até pelo Presidente da República, como um dos setores chave para a nossa recuperação", salienta Gândara.