O Movimento de Cidadãos por Gaia, presidido por Manuel Vieira Machado, já recolheu mais de 5.000 assinaturas, requisito exigido por lei para validar a candidatura para as eleições autárquicas àquele município.
Corpo do artigo
O candidato, um economista de 64 anos, referiu, esta terça-feira, à Lusa que as assinaturas recolhidas irão ser entregues na próxima semana, prazo-limite para validar as candidaturas independentes, no Tribunal de Vila Nova de Gaia.
Neste momento, disse, voluntários afetos à candidatura andam de "porta a porta" a divulgar os objetivos, as propostas e as metas do MCG.
As prioridades de Manuel Vieira Machado são revitalizar a economia de Vila Nova de Gaia, diminuindo os 32.892 desempregados, dinamizar a agricultura biológica em articulação com o comércio local e dar escala às empresas da região.
"É importante que as micro e pequenas empresas trabalhem em conjunto para se internacionalizarem", disse.
A ética, a transparência, o rigor e a competência serão os "alicerces" da candidatura "Gaia para Todos".
Em nome da transparência, o candidato promete criar um portal onde todos os cidadãos terão acesso às declarações de rendimentos e ao património dos eleitos.
Quanto ao rigor, adiantou, os orçamentos municipais serão reais e não virtuais.
A competência vai implicar que a equipa seja "sempre" avaliada como contributo para a melhoria da qualidade de vida de Gaia e dos gaienses.
"Em 2014, um milhão de euros será investido nos projetos mais votados pelos gaienses", frisou.
Uma vez eleito, o economista garantiu que irá governar "para todos" e não só para alguns.
Além de Manuel Vieira Machado, na corrida à Câmara de Gaia estão Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE) e Jorge Sarabando (CDU).