Os resultados do referendo de domingo sobre a reintegração da Crimeia na Rússia "serão irrelevantes", disse um porta-voz do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros, considerando o plebiscito "uma aceleração da escalada da situação".
Corpo do artigo
A realização do referendo num período de tempo tão curto, e a própria formulação das perguntas são contestáveis, acrescentou o porta-voz, Martin Schafer, considerando que o resultado não terá qualquer consequência, aos olhos dos europeus.
Durante a conferência de imprensa, o representante do Governo alemão afirmou também que o referendo é, em si mesmo, uma aceleração da escalada da situação, criticando a falta de possibilidade dos inquiridos mostrarem a sua satisfação com a situação atual.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia devem reunir-se, na segunda-feira, para debater novas sanções contra Moscovo, que não tem acedido a qualquer tentativa de mediação, segundo a AFP.
A Alemanha tinha proposto a criação de um grupo de contactos sobre a situação na Crimeia, mas de acordo com a AFP, a sugestão não foi seguida, disse o porta-voz da chanceler alemã.