A Arábia Saudita reabriu a sua embaixada em Bagdade, capital do Iraque, depois de 25 anos encerrada, e terá como embaixador Zamer Sabhan.
Corpo do artigo
A embaixada saudita estava fechada desde que o Iraque invadiu o Kuwait, em agosto de 1990.
Após a queda do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003, o Iraque reabriu a sua representação diplomática em Riade, na Arábia Saudita, mas o mesmo não aconteceu no sentido inverso devido à relutância das autoridades sauditas em relação ao Governo iraquiano, de orientação xiita e próximo do Irão, seu país rival.
O novo embaixador da Arábia Saudita no Iraque, Zamer Sabhan, disse a uma televisão saudita que a reabertura da embaixada "vai permitir uma maior cooperação de segurança e de luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI)".
A Arábia Saudita faz parte da coligação internacional que tem bombardeado posições do EI, tendo formado, recentemente, uma aliança para lutar contra o terrorismo islâmico.