Um australiano salvou a vida de uma menina de dois anos, que ficou inconsciente e sem respirar, num supermercado, de Perth, na Austrália. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Rowland O'Neil estava às compras quando a mãe da menina chegou ao balcão com a criança ao colo, Shayla, inconsciente e sem respirava.
Gerou-se o pânico entre os clientes que tudo fizeram para ajudar a pequena Shayla.
[youtube:-mqy9_tj1iI]
A mãe, Amy Collard, foi chamar o pai da criança, enquanto os clientes tentaram recuperar a respiração de Shayla, de dois anos.
Inicialmente, pensaram que tinha sufocado e verificaram se tinha algo preso nas vias respiratórias, depois usaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da menina.
O pai, já desesperado, assistia às tentativas sem sucesso dos clientes. O'Neil tomou então iniciativa, pegou na menina, colocou-a no balcão e usou respiração boca-a-boca para reanimar Shayla.
Momentos depois, ela começou a respirar e abriu os olhos.
Os pais de Shayla disseram ao "A Current Affair" que estão muito gratos àquele desconhecido, agora um herói, por ter salvo a vida da filha.
"Pensava que ela ia morrer. Tive sorte de ele estar ali", disse a mãe de Shayla.
Os médicos acreditam que Shayla perdeu a consciência devido à alta febre com que estava. Shayla passou a noite no hospital, mas já regressou a casa.
O "Diário da República" publicou, no dia 15 de março, uma recomendação da Assembleia da República ao Governo para que no próximo ano os alunos do 3.º ciclo passem a ter entre seis a oito horas de formação sobre suporte básico de vida.