Um casal sul-coreano que estava em lua-de-mel foi resgatado com vida, durante a noite, do navio "Costa Concordia". Um comissário de bordo foi localizado e resgatado de helicóptero, este domingo, 36 horas depois da embarcação ter encalhado na ilha toscana de Giglio.
Corpo do artigo
Segundo o prefeito de Grosseto, Giuseppe Linardi, a terceira pessoa detectada com vida a bordo do navio de cruzeiro é o comissário-chefe de bordo Marrico Giampietroni e está bem de saúde. "Ele está salvo", adiantou um responsável da capitania do porto de Santo Stefano.
Este membro da tripulação estava numa zona inundada e os bombeiros tiveram alguma dificuldade em conseguir chegar até ele. Por causa da água, alguns materiais desprenderam-se e estão em estado ruinoso, o que tornou o resgate mais perigoso. Marrico Giampietroni foi resgatado, içado do navio por um helicóptero e transportado para um hospital. Aparentemente, tem feridas em várias partes do corpo. "Sempre acreditei no resgate, mas passei 36 horas de pesadelo", confessou ao chegar ao hospital.
No sábado à noite, um casal sul-coreano foi encontrado e resgatado pelos bombeiros no interior do navio de cruzeiro depois de ter sido ouvido o seu pedido de socorro, informou a agência noticiosa ANSA.
O homem e a mulher, ambos com 29 anos, estão em bom estado de saúde, depois de passarem 24 horas retidos no camarote 303. Os bombeiros demoraram cerca de 90 minutos a resgatar o casal. Foram depois transportados num barco das equipas de resgate até ilha de Giglio, seguindo posteriormente para o hospital para observação médica.
De acordo com o Ministério sul-coreano dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência noticiosa AFP, foram encontrados até ao momento 35 sul-coreanos no navio, incluindo dois membros da tripulação.
Três pessoas foram confirmadas mortas na sequência da tragédia - dois franceses e um peruano - e as equipas de resgate continuam a realizar buscas no interior do navio, que está meio submerso. Há 17 desaparecidos, segundo a última recontagem divulgada pelas autoridades.
Pelo menos 11 portugueses estavam a bordo do Costa Concordia, segundo fonte da empresa de viagens Costa Cruzeiros, tendo um casal sofrido ferimentos ligeiros no acidente, de acordo com fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A bordo do "Costa Concordia" seguiam 4229 pessoas, incluindo passageiros e tripulação.