A Arábia Saudita garantiu, no domingo, o financiamento necessário para construir aquele que será o maior edifício do mundo com, pelo menos, um quilómetro de altura. Veja as imagens.
Corpo do artigo
Em 2011 soube-se que a Arábia Saudita pretendia construir o maior edifício do mundo, a 30 quilómetros a norte da cidade de Jeddah, na costa do Mar Vermelho. Agora, através de um comunicado, o governo saudita anunciou o acordo de financiamento para o projeto, assinado no passado domingo, no valor de 8,4 mil milhões de riyal sauditas, cerca de 2,1 mil milhões de euros.
A Jeddah Tower, ou Kingdom Tower ("Torre do Reino") já está em fase de construção e os seus números são, no mínimo, impressionantes: terá um quilómetro de altura, 200 andares e 57 elevadores.
A Burj Khalifa (torre Khalifa) no Dubai (Emirados Árabes Unidos) detém atualmente o título de maior edifício do mundo. Mas os seus 827 metros serão, segundo as previsões, ultrapassados em 2020.
A nova torre saudita, que conta já com 26 andares concluídos, terá de ser construída com especial cuidado devido à proximidade com a água salgada, reporta a CNN.
Sang Dae Kim, diretor do Council on Tall Building, considera o projeto possível, apesar de ambicioso. "Nesta altura, conseguimos construir um edifício com um, talvez dois quilómetros. Para construir algo mais alto do que isso teríamos de fazer muito trabalho de casa", disse.