Construído no início do séc. XX pelo empresário cubano Jose Gomez-Mena Vila, o centro comercial Manzana de Gomez sofreu uma restauração profunda durante os últimos anos e tornou-se agora num hotel de cinco estrelas, a nova bandeira da entrada de capital estrangeiro na capital cubana.
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O novo Manzana mantém os cinco andares do edifício original e um centro comercial de luxo no rés-do-chão.
Os preços por noite variam entre os 391 euros e os 2220 euros, um valor bem distante da média salarial da grande maioria da população cubana que ganha cerca de 22 euros por mês.
A piscina no telhado e uma decoração preenchida por candelabros ornamentados e pisos de mármore polido dão vida ao hotel.
No rés-do-chão, o shopping conta com a presença de marcas de luxo como a Mont Blanc, Gucci, Lacoste, Bulgari ou Longines, marcas cujos produtos são apenas miragens para o povo cubano.
"Só vim aqui admirar", contou à BBC uma cubana de meia-idade que olhava estarrecida para as montras do novo Manzana de Gomez, do grupo hoteleiro suíço Kempinski.