Seis pessoas que terão estado envolvidas na fuga de El Chapo da prisão, no México, foram detidas, anunciaram esta quinta-feira as autoridades mexicanas.
Corpo do artigo
Entre os detidos estão o cunhado e um dos membros da equipa legal do líder do cartel de Sinaloa, que está em fuga desde julho deste ano, depois de ter conseguido escapar de uma prisão de alta segurança.
Segunda a Procuradoria-Geral do México, o alegado mentor da fuga de El Chapo foi o advogado agora preso, que tinha acesso ao local onde o narcotraficante estava detido.
Segundo a acusação, terá sido esta pessoa a informar o chefe dos progressos do plano e a pagar a outros envolvidos, incluindo dentro do estabelecimento prisional, para que facilitassem a fuga através de um túnel.
O cunhado de El Chapo, que também foi detido nesta operação, terá sido o supervisor da construção do túnel de 1,5 quilómetros que ligava a cela a um terreno nas proximidades da prisão. Outros dos seis detidos são um piloto de aviões e a pessoas que negociou a compra do terreno na extremidade do túnel.
Arely Gomez, procuradora-geral do México, revelou ainda que dois aviões Cessna levantaram voo pouco depois da fuga, sendo que um deles transportaria El Chapo e o outro seria um engodo para despistar as autoridades.
Já várias dezenas de pessoas foram detidas, em várias operações, por estarem implicadas nesta fuga.