O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recordou a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu esta segunda-feira, como "uma grande estadista" e uma "participante circunspecta mas empenhada" na construção europeia.
Corpo do artigo
"Era sem dúvida uma grande estadista", disse Durão Barroso, destacando que Margaret Thatcher foi a primeira primeira-ministra britânica.
"Será lembrada tanto pelos seus contributos como pelas reservas que demonstrou em relação ao nosso projeto comum", sublinhou o presidente da Comissão Europeia, acrescentando que a "dama de ferro", como era conhecida, foi "uma participante circunspecta mas empenhada na União Europeia".
Durão Barroso lembrou que Thatcher assinou o Ato único Europeu e ajudou a construir o Mercado Único, para além de "ter sido uma grande apoiante do alargamento da União Europeia".
O seu legado, salientou ainda, numa declaração à imprensa, "em muito contribuiu para o Reino Unido tal como o conhecemos hoje, incluindo o seu papel particular na UE".
O presidente da Comissão Europeia apresentou as sentidas condolências ao Governo e ao povo britânicos.
A antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que esteve no poder entre 1979 e 1990, morreu, aos 87 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral.