O secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, indicou hoje, sexta-feira, no Iraque que a comunidade internacional imporá a curto prazo sanções caso Teerão não mude de atitude face à política nuclear.
Corpo do artigo
"Penso que se vai assistir a curto prazo à adopção de sanções adicionais e significativas impostas pela comunidade internacional na medida em que os iranianos não mudam de óptica e não fazem o que se comprometeram a fazer no início de Outubro", indicou Gates em declarações a soldados norte-americanos numa base perto de Kirkuk, no norte do Iraque.
Os ocidentais já aumentaram quinta-feira a pressão sobre o Irão ao ameaçar Teerão de começar um novo processo de sanções no Conselho de Segurança da ONU, caso aquele país continuasse a violar as obrigações internacionais assumidas.
O enriquecimento de urânio é o centro de um "braço-de-ferro" entre o Irão e as grandes potências, que suspeitam que Teerão quer produzir urânio para fins militares, apesar dos repetidos desmentidos dos iranianos.
O Irão rejeitou um projecto de acordo internacional que previa a troca de urânio iraniano fracamente enriquecido (3,5 por cento) por combustível nuclear enriquecido a 20 por cento para o reactor de investigação de Teerão.
Este combustível seria fornecido pela Rússia e pela França depois do urânio iraniano ser alvo de um tratamento.