O antigo presidente de Cuba Fidel Castro participa hoje, sábado, pela primeira vez em mais de quatro anos, numa sessão extraordinária do parlamento consagrada à situação internacional, noticiou na sexta-feira a televisão.
Corpo do artigo
A sessão será transmitida em directo pela televisão cubana a partir das 11 horas locais (16 horas em Portugal).
Fidel Castro, que completa 84 anos no próximo dia 13, reaparecerá pela primeira vez numa sessão parlamentar desde que uma grave doença o obrigou a ceder o poder ao irmão Raul, a 13 de Julho de 2006. É também a primeira vez que falará em directo à televisão, desde aquela data.
No passado dia 26 de Julho, Fidel, pai da Revolução Cubana, anunciou que ia pedir a convocação de uma sessão parlamentar sobre política internacional para alertar contra a iminência de um conflito nuclear no Médio Oriente, por instigação, segundo ele, dos Estados Unidos da América.
Nas últimas semanas, Fidel Castro, que durante a convalescença se entregou à escrita das suas "reflexões" sobre a actualidade na imprensa e das suas memórias, apareceu diversas vezes em público para debater a crise iraniana com intelectuais, artistas ou diplomatas cubanos.
Numa nota publicada na quarta-feira na imprensa local, Fidel apelou ao presidente norte-americano, Barack Obama, para que evite uma intervenção militar no Irão.