O Iraque, após ter acordado 10 contratos com petrolíferas internacionais, deverá alcançar uma produção de 3,2 milhões de barris por dia até ao final de 2011.
Corpo do artigo
"Esperamos um aumento de 600.000 barris de produção durante este e o próximo ano", disse o vice-ministro do petróleo, Abdel Karim al-Laibi, citado pelo jornal Middle East Economic Survey.
A capacidade de produção actual do Iraque é, segundo o responsável, de 2,6 milhões de barris por dia.
O Iraque, que dispõe as terceiras maiores reservas mundiais, celebrou no ano passado dez contratos de exploração com empresas estrangeiras, com o objectivo de atingir uma capacidade de produção de 12 milhões de barris em 2017.
O contrato do campo da Roumaila, a maior do país, assinado com a BP e a chinesa CNPC, deverá adicionar 100 mil barris por dia este ano, enquanto a produção nos restantes campos de produção deverá aumentar gradualmente, disse Abdel Karim al-Laibi.
O Iraque deverá organizar em Julho uma reunião com as companhias estrangeiras para resolver os problemas logísticos desta operação de reforço.
Bagdad está também está disponível para reabilitar as suas infra-estruturas para as exportações, incluindo oleodutos, com a intenção de atingir uma capacidade de 10 milhões de barris por dia, contra os 2 milhões de milhões de barris produzidos actualmente, disse.
O Iraque vai organizar a 1 de Setembro um concurso para a exploração de três campos de gás, para satisfazer a as suas necessidades de produção de electricidade.