Microfone apanha conversa privada de Xi e Putin sobre transplante de órgãos e imortalidade
Um microfone ligado traiu os líderes chinês e russo, Xi Jinping e Vladimir Putin, apanhando uma breve conversa privada sobre o transplante de órgãos e a imortalidade durante o desfile militar.
Corpo do artigo
Enquanto Putin e Xi caminhavam à frente de uma delegação de líderes estrangeiros, os meios estatais exibiam imagens ao vivo que capturaram partes do que parecia ser uma conversa privada, de acordo com o jornal britânico "The Guardian". Enquanto se dirigiam para uma plataforma elevada na Praça da Paz Celestial, o intérprete de Putin podia ser ouvido a dizer em chinês: "A biotecnologia está em constante desenvolvimento" e "Órgãos humanos podem ser transplantados continuamente. Quanto mais se vive, mais jovem se torna, e [pode] até alcançar a imortalidade".
Xi, que não aparece na câmara, pode ser ouvido a responder em chinês: "Alguns preveem que neste século os humanos possam viver até aos 150 anos".
In a hot-mic conversation between Chinese President Xi Jinping and Russia"s Vladimir Putin captured by the Chinese-state media broadcaster CCTV prior to yesterday"s celebration and military parade in Beijing, the two leaders can be heard discussing human organ transplants and the... pic.twitter.com/vs7Q2xj0pj
- OSINTdefender (@sentdefender) September 3, 2025
Mais tarde, Putin, que esteve em Pequim numa cerimónia para marcar o 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, confirmou aos jornalistas que tinha discutido perspetivas de aumento significativo da expectativa de vida humana com Xi.
Durante a conversa, os dois homens caminhavam ao lado do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, que sorria e olhava para os líderes. No entanto, não ficou claro se a conversa estava a ser traduzida para ele.
Cargos sem limites de mandatos
O tema da imortalidade é interessante quando se reflete no facto de que ambos os líderes demonstraram pouca intenção de renunciar ao poder durante as suas vidas. Em 2018, Xi aboliu os limites de mandato presidencial, abrindo caminho para que governasse por tempo indeterminado. Putin também alterou a lei russa para permitir que permanecesse em altos cargos.
O fascínio pela longevidade é conhecido há muito tempo entre a elite russa, incluindo Putin. Em 2024, o presidente russo instruiu os legisladores a estabelecer um centro de investigação chamado Novas Tecnologias de Preservação da Saúde, dedicado ao combate ao envelhecimento. O projeto concentra-se no desenvolvimento de "tecnologias que previnam o envelhecimento celular, neurotecnologias e outras inovações destinadas a garantir a longevidade".
A filha mais velha de Putin, a endocrinologista Maria Vorontsova, está envolvida num programa de investigação genética que visa aumentar a longevidade.