O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o rei saudita, Salman bin Abdelaziz, mantiveram esta quarta-feira um encontro em Riade no qual abordaram as relações bilaterais e a luta antiterrorista.
Corpo do artigo
No palácio real da capital saudita os dois responsáveis abordaram ainda a evolução da situação na região do Médio Oriente e os esforços internacionais destinados a solucionar os atuais conflitos e terminar com o terrorismo, referiu a agência noticiosa oficial SPA.
5135760
O secretário de Estado da Defesa norte-americano, Ashton Carter, e o chefe da diplomacia saudita, Adel al Yubeir, também participaram no encontro.
Na quinta-feira Obama estará presente na cimeira do Conselho de cooperação do Golfo (CCG), que integra a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Catar, Kuwait e Omã.
Na reunião que hoje manteve com os seus homólogos do CCG, Carter expressou o apoio dos EUA a estes países contra a ingerência do Irão e aceitou a formação de patrulhas marítimas conjuntas para evitar o envio de armamento iraniano aos rebeldes iemenitas.
O chefe do Pentágono sublinhou que o seu país está comprometido com a segurança do golfo Pérsico e que o acordo nuclear celebrado entre as grandes potências e o Irão não colide com o apoio de Washington aos seus parceiros do CCG.
No entanto, o acordo entre as grandes potências e Teerão sobre o programa nuclear iraniano está a ser encarado com receio pelos países do Golfo e implicaram o esfriamento das relações entre os tradicionais aliados Estados Unidos e Arábia Saudita, que a nível regional mantém o Irão como principal rival.