O Presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que vai enviar 275 militares para o Iraque, para ajudar a proteger cidadãos norte-americanos e proteger a embaixada em Bagdade, em carta dirigida aos líderes congressistas.
Corpo do artigo
A força, que começou a ser deslocada no domingo, foi criada "com o propósito de proteger cidadãos e propriedade dos EUA e está equipada para combater", escreveu Obama no texto.
"Esta força vai continuar no Iraque até que a situação de segurança deixe de a requerer", especificou.
A decisão ocorre numa altura em que os militantes do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) derrotaram as forças iraquianas no combate pelo controlo de uma cidade estratégica no norte do país e Washington pondera a utilização de aviões não tripulados contra estes combatentes.
O EIIL assumiu o controlo de uma vasta parte do território iraquiano a corte da capital, durante uma ofensiva contra Bagdade iniciada há uma semana.
A Casa Branca avançou, em comunicado, que os militares norte-americanos vão ajudar o Departamento de Estado a realojar alguns funcionários da embaixada em Bagdade para consulados em Arbil e Bassorá, bem como para amã, na Jordânia.