O presidente francês François Hollande e vários líderes europeus já felicitaram a vitória de Emmanuel Macron nas presidenciais, considerando que esta escolha dos franceses representa uma vitória para a França e Europa.
Corpo do artigo
O ainda presidente francês, François Hollande, felicitou o seu sucessor no Eliseu, Emmanuel Macron, e afirmou que a ampla vitória do centrista reflete o compromisso dos franceses com os valores republicanos e europeus.
7584552
"A sua ampla vitória confirma que uma grande maioria dos nossos concidadãos desejaram unir-se em torno dos valores da República e marcar o seu compromisso tanto com a União Europeia (UE) como com a abertura da França para o mundo", considerou Hollande, em comunicado.
O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, num comunicado divulgado minutos depois do fecho das urnas, afirmou que a votação "é testemunho da lucidez dos eleitores, que rejeitaram o projeto fatal da extrema-direita". O primeiro-ministro disse ainda que o resultado da eleição mostra uma aceitação pelos franceses da União Europeia (UE).
7583972
O presidente norte-americano, Donald Trump, também já felicitou o recém-eleito presidente de França e disse estar ansioso por trabalhar com Emmanuel Macron. "Parabéns a Emmanuel Macron pela sua grande vitória hoje para próximo Presidente de França. Estou muito ansioso por trabalhar com ele!", escreveu Trump no Twitter.
861300169438113793
Hillary Clinton, candidata derrotada por Trump nas presidenciais norte-americanas disse que a vitória de Macron é uma vitória também para França, para a União Europeia e para o mundo.
Afirmou ainda que o resultado de Macron foi uma "derrota para os que interferem com a democracia". E acrescentou, em tom irónico: "Mas os media dizem que não posso falar disso", numa alusão às alegadas tentativas de interferência eleitoral da Rússia nas eleições norte-americanas que deram a vitória ao republicano Donald Trump.
861317789537193988
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Emmanuel Macron pela histórica eleição, considerando que esta escolha representa uma vitória para a França e Europa e dos mais elementares valores da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Através de uma mensagem telegráfica à qual a agência Lusa teve acesso, o chefe de Estado transmitiu, em seu nome e "em nome de todos os portugueses, as mais sentidas felicitações pela histórica eleição".
7584484
"O povo francês decidiu hoje, sábia e soberanamente, eleger vossa excelência para o mais alto cargo da nação. Esta escolha em vossa excelência representa uma vitória para a França e para a Europa, e igualmente uma vitória da democracia e do estado de direito. Uma vitória dos mais elementares valores da liberdade, igualdade e fraternidade que fizeram da França uma referência no mundo", enfatizou.
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou, através de uma publicação no Twitter, o presidente francês eleito enaltecendo que este resultado "é uma boa notícia para a França, para a Europa e para Portugal".
861293840774438912
"Confio que temos em Emmanuel Macron um excelente parceiro, empenhado em prosseguir e aprofundar as nossas excelentes relações bilaterais", pode ler-se na página oficial de António Costa no Twitter.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou os eleitores franceses que escolheram "um futuro europeu" ao elegerem Macron chefe de Estado. "Felicitações a Emmanuel Macron. Feliz por os franceses terem escolhido um futuro europeu", escreveu na sua conta de Twitter.
861283336924385280
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, salientou que os franceses votaram na "liberdade, igualdade e fraternidade", rejeitando a tirania das notícias falsas. "Felicitações a Emmanuel Macron e aos franceses que escolheram a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade e disseram não à tirania das 'fake-news'", escreveu na sua conta no Twitter.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, "felicitou calorosamente" Macron pela sua vitória. "A França é um dos nossos aliados mais próximos e estamos ansiosos para trabalhar com o novo Presidente num amplo painel de prioridades comuns", escreveu o porta-voz britânico, num comunicado.
O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, considerou a eleição de Macron para a presidência de França como "uma vitória para uma Europa forte e unida".
"Felicitações. A sua vitória é uma vitória para uma Europa forte e unida e para a amizade franco-alemã", escreveu Steffen Seibert no Twitter.
6239779
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, também saudou a eleição do candidato centrista, afirmando, também no Twitter, que ela significa que "França continua no coração da Europa".
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, felicitou Macron e apelou ao trabalho conjunto entre Espanha e França "por uma Europa estável, próspera e mais integrada".
"Parabéns a Emmanuel Macron, novo Presidente de França. Trabalhemos, França e Espanha, por uma Europa estável, próspera e mais integrada", escreveu Rajoy, numa mensagem no seu perfil no Twitter.
O líder dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu, Gianni Pittella, saudou a vitória de Emmanuel Macron "face ao obscurantismo anunciado pela candidata da Frente Nacional" na segunda volta das eleições presidenciais francesas. "O pior foi evitado", salientou, dizendo que a vitória "tem um sabor amargo", face aos quase dois terços dos votos conseguidos por Marine Le Pen.
O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou Macron pela eleição nas presidenciais francesas de domingo e expressou o desejo de trabalhar com ele de forma construtiva.
"Os cidadãos franceses deram-lhe a sua confiança para encabeçar o país em momentos difíceis para a Europa e para toda a comunidade internacional", assinalou Putin num telegrama enviado a Macron e publicado na página da internet do Kremlin.