O primeiro-ministro britânico montou uma célula secreta que impede o acesso das forças de Kadafi a combustível. A informação foi avançada pela BBC, com recurso a fontes anónimas.
Corpo do artigo
O organismo em questão é constituído por um grupo de funcionários públicos, militares e membros do Governo, segundo a agência Lusa, e terá sido sugerida por Alan Duncan, secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional.
Segundo a BBC, o primeiro-ministro, David Cameron, terá sido convencido por Duncan, antigo corretor de petróleo, de que "a solução do conflito estaria no acesso ao combustível dado aos rebeldes e o corte às forças do regime", avança a agência Lusa.
O trabalho da célula em questão passou pela recolha de informações relativas às vias de transportes de petróleo para o coronel líbio, Muammar Kadafi.
Após a partilha dos dados, a NATO liderou uma operação na Líbia onde terá proposto, por exemplo, o corte de rotas terrestres nas fronteiras com a Tunísia e a Argélia. Na mesma operação, a NATO terá ajudado os rebeldes no acesso ao combustível.
Ainda citada pela Lusa, uma fonte diplomática, não identificada, confirmou à agência France Presse que "o combustível desempenhou um papel muito importante na máquina militar de guerra de Kadafi"e acrescentou que "a célula do petróleo fazia parte de uma abordagem multidisciplinar da parte do Governo".