O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou, esta segunda-feira, que o Governo grego tem uma perceção distinta da dos credores sobre as reformas e garantiu que o objetivo é deixar para trás as práticas do Governo anterior.
Corpo do artigo
"Recordamos que o nosso Governo tem uma outra perceção do que significam as reformas e que as nossas reformas não possuem relação alguma com as práticas que contribuíram durante décadas para o subdesenvolvimento do país", disse Yanis Varoufakis em comunicado.
A nota foi publicada devido à readmissão de um grupo de mulheres da limpeza do Ministério das Finanças que, edts segunda-feira, regressam aos seus postos de trabalho depois de serem despedidas há mais de um ano pelo Governo do conservador Andonis Samarás.
"O Ministério das Finanças foi durante cinco anos o centro de planeamento de políticas destrutivas para a sociedade grega. Enquanto despedia estas senhoras que limpavam o Ministério com salários baixíssimos, contratava assessores com salários milionários", destacou o ministro.
O grupo de 595 mulheres converteu-se num símbolo da resistência face às políticas de austeridade, quando depois de perder o emprego, acamparam à porta do Ministério para exigirem a sua readmissão.
As trabalhadoras integraram a rede de funcionários públicos encarregue da limpeza do Ministério e das delegações de finanças em todo o país.