Carneiro vai mesmo ser cabeça de lista do PS por Braga. Álvaro Beleza cai em Vila Real
O candidato derrotado nas eleições internas do PS ainda hesitou, mas vai mesmo ser o primeiro candidato do partido por Braga, apurou o JN junto de fonte próxima do ainda ministro. Em Vila Real, Álvaro Beleza não será, afinal, o cabeça de lista, após críticas da concelhia local.
Corpo do artigo
Segundo fonte próxima de Carneiro, este "não decidiu [se seria cabeça de lista] antes de saber como estavam a ser incluídos vários nomes com qualidade política em várias regiões do país". O ainda ministro da Administração Interna quis também "garantir que o esforço conjunto para a elaboração do programa se mantém intacto".
Esta terça-feira, "e depois de vários esforços desenvolvidos de parte a parte, há condições para aceitar o convite para encabeçar a lista por Braga", conclui a fonte.
José Luís Carneiro, que já tinha sido o candidato nº 1 pelo mesmo círculo eleitoral nas legislativas de 2022, volta assim a aceitar o desafio, após um processo de negociações algo turbulento. Em Braga, a reunião da comissão política distrital para aprovar os candidatos a deputados chegou a ser suspensa.
Álvaro Beleza desiste de ser cabeça de lista por Vila Real
Em Vila Real, também haverá uma novidade de última hora. Álvaro Beleza, que tinha sido indicado como cabeça de lista, não irá, afinal, ser sequer candidato. A notícia foi avançada pelo "Público" e confirmada, pelo JN, junto do próprio Álvaro Beleza.
"Não serei candidato", frisou o socialista. "Estarei sempre ao lado do líder e do PS na campanha, obviamente", acrescentou, dizendo ter ficado "muito sensibilizado" com o convite que Pedro Nuno Santos lhe endereçou para ser deputado.
Esta terça-feira, a concelhia do PS de Vila Real tinha contestado a escolha de Álvaro Beleza, médico natural de Lisboa. O presidente da comissão política do organismo, José Silva, disse não ter nada contra o seu camarada de partido, mas considerou "inaceitável" que fosse "imposto" ao distrito um nome vindo de fora.
Todas as listas do PS serão votadas na reunião da Comissão Política Nacional, que terá lugar esta terça-feira à noite, em Lisboa. A maioria dos cabeças de lista já é conhecida, e inclui Mariana Vieira da Silva por Lisboa, Francisco Assis pelo Porto, Ana Catarina Mendes por Setúbal e Alexandra Leitão por Santarém.