Agendas mobilizadoras da saúde, apresentadas hoje, prometem levar para outro nível a investigação clínica e o desenvolvimento de produtos
Corpo do artigo
A inovação tecnológica, digital e terapêutica na saúde está a um passo de dar um salto de gigante. A Europa vai injetar 127 milhões de euros em projetos de quatro consórcios que prometem revolucionar o setor. Um deles vai colocar Portugal no mapa da produção de medicamentos biológicos, outro aposta na criação de dispositivos para combater as resistências aos antibióticos, uma das principais ameaças à saúde global. O maior de todos envolve a criação de uma gigante base de dados nacional de saúde, um desafio que poderá catapultar a investigação clínica para outro nível. As agendas mobilizadoras da saúde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são apresentadas hoje em Matosinhos.
Quatro agendas, que envolvem mais de cem promotores - entre empresas, universidades e centros de investigação - propõem criar 114 produtos e serviços na área da saúde e quase 500 empregos. Investimentos de milhões que vão ajudar o sistema de saúde português, mas também contribuir para a balança de exportações.