A morte do antigo defesa e atual diretor desportivo do F. C. Porto, Jorge Costa, domina, esta quarta-feira, a imprensa nacional, que enaltece as qualidades de liderança do capitão azul e branco que agora vive na eternidade, como realçou o Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
O mundo do futebol chora a morte precoce de Jorge Costa, que faleceu, ontem, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, quando estava no Centro de Estágios do F. C. Porto. Nos jornais generalistas, o "JN" lembra o "Capitão até ao fim", já o "Diário de Notícias" fala no "Capitão que jamais será esquecido", enquanto o "Público" salienta "Morreu o capitão que nunca se deixou vencer" e o "Correio da Manhã" refere "O adeus prematura do histórico capitão". Nos desportivos, o "O Jogo" usa apenas a palavra "Capitão" para recordar Jorge Costa, o "Record" realça o "Guerreiro com alma de Dragão" e a Bola o "Eterno capitão".
Dez aeronaves do Estado fora do combate aos fogos por falta de kits
Mas nem só de futebol se faz o dia na imprensa nacional. Enquanto o país continua a ser assolado pelos incêndios, não cessam as polémicas que envolvem os meios de combate. Segundo relata o "Público", a Força Aérea Portuguesa tem atualmente três aviões pesados e sete helicópteros ligeiros que podem ser usados para combater incêndios rurais, contudo, o Estado português não comprou os kits que permitem adaptar as aeronaves para esta missão. Em causa estão três aviões e sete helicópteros Koala que nunca combateram fogos. Força Aérea comprou outros nove aparelhos para missões de combate, mas primeiros só devem começar a operar para o ano. Até 2029, ainda vão chegar mais três aviões KC-390, que no total vão custar 960 milhões aos cofres públicos.
Meios do INEM avariados mais de 207 mil dias
Entre 2021 e 2024 os meios de emergência médica do INEM estiveram inoperacionais mais de 27 mil vezes, que, segundo o "Correio da Manhã", corresponde a mais de 207 mil dias, sobretudo devido à "antiguidade e desgaste da frota automóvel. As ambulâncias estiveram paradas 120035 dias e as VMER 55825. Estas são algumas das conclusões do relatório da auditoria da Inspeção-Geral das Finanças ao funcionamento do INEM nesse período de tempo.
Tribunal da Relação volta a impor arrestos de contas e imóveis a Granadeiro e Bava
O Tribunal da Relação de Lisboa inverteu a decisão da primeira instância e voltou a congelar os bens de Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, antigos presidentes da Portugal Telecom (PT), avança o "Público". O congelamento de ativos ocorre no âmbito das ações judiciais em que os ex-gestores estão a ser processados para pagarem pelos 897 milhões de euros que a ex-PT investiu no Grupo Espírito Santo, quando este estava já praticamente falido. Uma parte relevante dos arrestos são imóveis, sendo que, no caso de Zeinal Bava, também há contas bancárias, enquanto Granadeiro tem pensões, uma conta e sociedades agrícolas.
Câmara de Lisboa perde recurso do Russiagate e arrisca pagar 738 mil euros
A Câmara Municipal de Lisboa foi novamente condenada pelo Tribunal Central Administrativo Sul pela atuação no caso "Russiagate" - quando mandou e-mails com dados pessoais de ativistas anti-Putin para entidades russas -, que declarou "totalmente improcedente" o recurso apresentado, revelou o "Diário de Notícias". Esta é a segunda derrota da autarquia lisboeta na justiça no âmbito do processo interposto na sequência da coima de 1,25 milhões de euros aplicada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Este valor foi sendo reduzido para os atuais 738 mil euros, após a prescrição de vários ilícitos cometidos pela autarquia, e vai baixar ainda mais, sobretudo se o processo se arrastar por mais anos.
Altice recebe 800 pedidos para saídas voluntárias
As inscrições para o programa de saídas voluntárias da MEO terminaram a 31 de julho e contabilizaram 800 pedidos, refere o "Negócios", acrescentando que a este número se somam os 200 trabalhadores que já tinham um pré-acordo para sair da empresa. Segundo fonte do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), quase 90% dos inscritos têm mais de 50 anos, podendo recair na opção de pré-reforma. Quem "apresentasse as condições e não se inscreveu no programa, vai mudar as funções que desempenha atualmente, a partir de setembro", salientou a mesma fonte, apontando que estas informações foram prestadas aos sindicatos durante uma reunião com a operadora de telecomunicações, já após o encerramento das inscrições.
Portugal já pagou em três anos 600 milhões à UE pelo plástico não reciclado
Este ano, Portugal vai pagar 200 milhões à União Europeia por embalagens de plástico não recicladas, aos quais se acrescem os 600 milhões já desembolsados desde 2021. O tema está em discussão até 14 de agosto, em Genebra, onde delegações de 170 países da ONU tentam alcançar um acordo global vinculativo para travar a produção deste material. Segundo dados de 2021, a taxa de reciclagem de embalagens de plástico era de 41% na média da União Europeia e de 38% em Portugal, que reportou a Bruxelas 428,1 milhões de quilos de resíduos de embalagens de plástico produzido e 163 milhões de quilos reciclados.