Até agora diretor do "Expresso", Ricardo Costa, é o novo diretor-geral de informação da Impresa. A partir de seis de março, irá coordenar os vários meios do grupo, entre eles a SIC, "Expresso", "Blitz" e "Visão".
Corpo do artigo
Um dia depois de Luís Marques, ainda administrador e diretor-geral da SIC, anunciar a sua saída da Impresa, Ricardo Costa é nomeado para o novo cargo de diretor-geral de informação do grupo, sob indicação de Francisco Pedro Balsemão, que irá assumir a posição de CEO, em substituição de Pedro Norton, a partir de seis de março.
"A Impresa vai alterar a sua estrutura de gestão editorial, com o objetivo de responder mais agilmente aos desafios que se colocam ao setor dos média, sobretudo as profundas alterações tecnológicas e tendências de consumo", explica o comunicado emitido esta quarta-feira.
Assim que assumir as novas funções, Ricardo Costa "será responsável pela coordenação editorial entre as várias direções de informação dos meios do Grupo, nomeadamente as da área de Televisão (SIC e SIC Notícias), "Expresso" e o seu respetivo núcleo ("Exame", "Exame Informática", "Blitz" e "Courrier Internacional") e "Visão" e o seu respetivo núcleo ("Visão História", "Visão Júnior" e "Jornal de Letras, Artes e Ideias")", lê-se ainda.
Esta nomeação surge de forma "natural", segundo Francisco Pedro Balsemão, que destaca a "forma exemplar" como Ricardo Costa "gere e motiva equipas", a sua "intransigência na defesa dos valores que regem a atividade noticiosa da Impresa", e a sua "visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital".
O jornalista de 47 anos, diretor do jornal "Expresso" desde 2010, começou a trabalhar no grupo em 1989, passando por repórter, editor de política e diretor de informação da SIC, por diretor da SIC Notícias, por diretor-geral adjunto da SIC e ainda por diretor-adjunto do "Expresso".