O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou, este domingo, que Pedro Nuno Santos vai ter dificuldades em formar uma nova geringonça, considerando que vai ter que “realinhar” a sua estratégia mais ao centro. Apesar de não ter ouvido o discurso até ao fim, já endereçou os parabéns ao novo líder do PS.
Corpo do artigo
À SIC, Rui Moreira reagiu à vitória de Pedro Nuno Santos nas diretas do PS e afirmou que o novo líder terá que “realinhar” o seu discurso porque o cenário atual é diferente daquele que levou à formação da geringonça, em 2015, entre o Partido Socialista, Bloco de Esquerda e CDU.
“A CDU é bem diferente do que era, principalmente no alinhamento europeu. O BE porque Mariana Mortágua e Joana Mortágua não são propriamente equivalentes à liderança dele [de Pedro Nuno]. São pessoas mais radicais, eu não tenho a certeza que Pedro Nuno seja radical”, referiu.
“Pedro Nuno vai ter que realinhar um pouco o seu discurso face a Luís Montenegro e procurar o eleitorado mais do centro. É esse que ganha as eleições”, notou.
Questionado se espera mais da liderança de Pedro Nuno do que de António Costa, o autarca do Porto observou que “são lideranças muito diferentes”. “Estávamos muito habituados à liderança de António Costa. Ele foi primeiro-ministro bastante tempo. São pessoas muito diferentes na sua formação base, no seu estilo, mas não sabemos se o Pedro Nuno vai querer produzir uma solução de continuidade daquilo que tem sido a estratégia do PS, uma estratégia que foi muito virada por António Costa para aqueles que se sentiram muito prejudicados pela troika”, comentou.
Rui Moreira admitiu que não ouviu o discurso todo de Pedro Nuno na noite de sábado e vai esperar para “perceber como é que vão funcionar as sondagens”. “Não sabemos se as sondagens até agora ainda tinham o efeito simpatia Costa. Agora é diferente, termos que perceber se Pedro Nuno Santos mantém esta sua opção um pouco mais à esquerda, ou se pretende moderar”, acrescentou.
Carneiro com aspirações à Câmara do Porto
Questionado ainda pela possível candidatura de José Luís Carneiro à Câmara do Porto, o atual edil disse que essa “é uma decisão que os militantes a nível mais regional e local vão ter que tomar”.
“A verdade é que os resultados que ele teve no Porto não são muito entusiasmantes. Mais isso terá que ser aferido, sabendo que não fica mal dizer que tem uma aspiração de um dia ser candidato a presidente da Câmara Municipal do Porto”, atirou.