Dylan da Silva estava internado no hospital Curry Cabral, em falência hepática. Curso só recomeça de avaliação médica de todos os participantes.
Corpo do artigo
"É com profundo pesar e consternação que o Exército informa que faleceu hoje, dia 10 de setembro de 2016, pelas 9.25 horas, o Soldado Dylan Araújo da Silva", lê-se num comunicado.
O documento acrescenta que "neste momento de luto, dor e sofrimento para a família e para o Exército", o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, "transmitiu à família todo o apoio e solidariedade".
O apoio psicológico aos familiares continua a ser assegurado através do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, refere ainda o porta-voz.
"Como cidadão e ministro apresento as mais sentidas condolências à família", disse o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, confirmando as piores expectativas relativamente ao soldado Dylan da Silva.
Azeredo Lopes falou aos jornalistas em Monforte, durante a inauguração de um monumento de homenagem aos combatentes, acompanhado do Chefe de Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.
Esta é a segunda morte de um militar na sequência do treino dos Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no domingo (4 de setembro). No dia do treino um militar morreu e vários outros receberam assistência hospitalar.
5372651
O caso já desencadeou investigações na Justiça - instauradas quer pelo chefe do Estado-Maior do Exército, quer pela Procuradoria-Geral da República - e levou à suspensão dos cursos de Comandos do Exército.
"É para, serenamente, continuar o inquérito para saber o que acontecer", acrescentou Azeredo Lopes, sustentando que "o processo de investigação foi iniciado em tempo útil e com competência", pelo Exército, com o "apoio e em articulação com o ministério".
O ministro da Defesa recordou que foi decidido que não se iniciavam novos cursos de comandos até se fazer uma avaliação ao funcionamento dos mesmos e que o que o curso que está a decorrer, no qual morreram dois militares, "não continua sem que sejam feitos exames médicos aos participantes".
O soldado Dylan Araújo da Silva foi internado no domingo. Na quarta-feira, Dylan da Silva foi transferido do Hospital do Barreiro para o Curry Cabral, em Lisboa, num quadro de falência hepática. Precisava de um transplante de fígado mas ainda não estaria preparado para o receber.
Dylan Silva nasceu em França há 20 anos. Na infância, veio para Portugal, morar em Chaves, e mais tarde fixou-se na freguesia da Gemieira, Ponte de Lima. O jovem ingressou num curso de informática com 15 anos, na Escola Profissional do Alto Lima, onde esteve três anos.