Covid-19

Máscaras de pano servem? A opinião não é unânime

Máscaras de pano servem? A opinião não é unânime

A utilização de máscaras de proteção individual em tecido não é consensual para a classe médica.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinha que dão uma "falsa sensação de segurança". Já o coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, Filipe Froes, acredita que a produção de máscaras em materiais sintéticos pode ser uma alternativa eficaz para impedir o contágio por Covid-19.

"O pano [da máscara] não é impermeável. Vai ficar húmido e o vírus vai passar", assegurou no domingo Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Mais importante é reduzir ao mínimo o gesto de levarmos as mãos à cara, porque é o contacto das mãos contaminadas com o nariz e com a boca que nos infeta", insistiu.

A diretora-geral da Saúde insistiu na recomendação do distanciamento social. "A máscara, neste momento, não é a panaceia para tudo, e não vale a pena usarmos máscaras que nem sequer são impermeáveis", alertou. "Servem para praticamente nada".

Embora concorde que é fundamental não tocar nas mucosas da boca, do nariz e dos olhos para evitar o contágio pelo vírus, o médico pneumologista Filipe Froes defende que "há máscaras de tecido produzidas em fibras sintéticas, com capacidade para filtrar partículas muito pequenas (nanopartículas), que podem ser eficazes".

Lavar para reutilizar

"Não tenho a menor dúvida de que vão ter um mercado enorme, nos próximos meses", afirma o pneumologista e consultor da DGS. Considera ainda essencial que estas máscaras possam ser lavadas a alta temperatura, "sem perderem qualidade", para que possam ser reutilizadas. "Poderão ser uma alternativa no futuro."

Filipe Froes esclarece, no entanto, que todos os equipamentos de proteção individual terão de obedecer às indicações do Infarmed. Nos últimos dias, empresas, instituições e particulares têm tentado desenvolver máscaras e outros equipamentos, em tecido, para impedir o contágio pelo Covid-19, por não haver stock suficiente no mercado para todas as necessidades.

Outras Notícias