Cientes de que as dificuldades (já sentidas pelas famílias) podem agravar-se em setembro, as medidas do Governo para combater a inflação foram apresentadas, clarificadas e pormenorizadas na manhã de hoje por quatro ministros. Ontem, os apoios foram anunciados pelo primeiro-ministro, que caracterizou o aumento de preços como "absolutamente extraordinário", "algo que já não se via há 30 anos".
Corpo do artigo
As medidas não estão isentas de críticas. Que o digam os partidos de oposição, que criticam a pouca ambição do pacote de apoios e a chegada tardia do mesmo às famílias portuguesas. Dos 125 euros atribuíveis de forma única aos trabalhadores que ganhem até 2700 euros até ao congelamento do aumento dos preços nos passes dos transportes públicos, pode conhecer aqui o que está em causa no anúncio do Governo. Há uma nota a ter em conta: deve atualizar o NIB no Portal das Finanças e no site da Segurança Social para ter acesso aos apoios.
É certo e sabido que a inflação está a tirar o sono a muitos portugueses. Não é por isso estranho ter uma ténue sensação de alívio ou de esperança quando se conhece o estudo da Crédito y Caución. A seguradora estima que a subida de preços reduza gradualmente durante a segunda metade do ano. "A elevada inflação atual não está para ficar", dizem. No entanto, a guerra continua ativa e não há sinais de abrandamento.
No Reino Unido, Liz Truss foi já recebida pela Rainha Isabel II. Teve de deslocar-se até ao castelo de Balmoral, à Escócia, tido como o refúgio de verão e de descanso da chefe de Estado. A recém-empossada primeira-ministra britânica, que sucede a Boris Johnson, é a 15.ª chefe de Governo do Reino Unido em 70 anos de reinado de Isabel II. Truss elegeu três prioridades para o mandato: o crescimento económico, a segurança energética e a redução das listas de espera na saúde. Hoje poderá ainda haver tempo para nomear os principais elementos do governo.
Parece mentira, mas não é. No Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no município da Azambuja, foi retirado quase meio quilo de haxixe do organismo de um recluso. Mais de uma semana depois de uma saída precária, o homem queixou-se de problemas intestinais. Como contam os jornalistas Roberto Bessa Moreira e Tiago Rodrigues Alves, havia 38 bolotas de haxixe com um peso aproximado de 420 gramas no corpo do recluso de 38 anos. O desfecho da história pode lê-lo aqui.
Num tema mais leve, mas que reúne muitos milhões: hoje é noite de Liga dos Campeões. O Benfica defronta o israelita Maccabi Haifa na primeira jornada da fase de grupos da Champions. O editor-adjunto do Desporto Arnaldo Martins conta os pormenores neste vídeo e explica como as águias estão praticamente obrigadas a vencer o jogo.
Já na natação, Diogo Ribeiro chegou hoje a Lisboa, depois de ter brilhado nos Mundiais de juniores, em Lima, no Peru. É medalhista de ouro e recordista mundial. Aos 17 anos, o atleta aponta voos altos para os próximos tempos: "Espero que o futuro seja ainda mais brilhante", referiu aos jornalistas.
Eu sei que há algumas pessoas ainda de férias neste princípio de setembro chuvoso (pelo menos no Norte, mais especificamente no litoral). Se estiver a bordo de uma embarcação e vir uma orca em alto mar, saiba como deva proceder. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação Naval de Lisboa emitiram um protocolo de segurança.
Continue a acompanhar-nos na edição impressa e online. Há estas e muitas mais notícias para ficar a par.
Boas leituras!